DIA DAS MÃES: EXPECTATIVA É DE AQUECIMENTO DO COMÉRCIO PARA A DATA

A segunda melhor data em termos de faturamento, superada apenas pelo Natal, está se aproximando. Mesmo diante de um período de crise financeira, a expectativa é que o Dia das Mães, celebrado, este ano, no dia 10 de maio, movimente o comércio de Juiz de Fora. “Trata-se de uma data que carrega consigo um forte apelo sentimental, o que tem feito com que as vendas sejam positivas no período. Para este ano, esperamos que o consumidor arrume um jeito de presentear, driblando o momento difícil que financeiramente estamos vivendo”, destaca o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti. Para quem planeja homenagear as mães, a variedade de produtos é grande no comércio de Juiz de Fora. Entre os itens mais procurados para presentear as mães, de acordo com as pesquisas sobre intenção de compras realizadas em anos anteriores pelo Sindicomércio-JF, estão roupas, cosméticos, flores e eletrodomésticos, itens que, com certeza, farão parte da pesquisa em andamento, com foco neste ano. Mas, como a oferta é grande, como agir, diante da concorrência, para sair à frente com seu negócio, fazendo com que seu produto chegue ao consumidor? Uma pesquisa realizada recentemente pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios aponta que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. O estudo, que ouviu 1.350 pessoas de todas as classes sociais, em cinco capitais do Brasil, revelou, ainda, que depois de avaliar o atendimento, 26% dos consumidores se preocupam com a qualidade e 24% disseram comprar de acordo com a imagem da empresa no mercado. Apenas 12% dos entrevistados consideram o preço o item mais importante na hora da compra. Confirmando a tendência nacional, na pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães, realizada pelo Sindicomércio no ano passado, 44,03% dos consumidores informaram preferir comprar em estabelecimentos onde o vendedor é cortês e educado. Em seguida, 28,69% dos entrevistados disseram escolher o local de compras onde têm atenção exclusiva por parte do vendedor. Por isso, destaca-se a importância do setor buscar capacitação e desenvolvimento de habilidades e competências que são diferenciais para o consumidor. Além disso, com foco na data, o empresário deve aproveitar a oportunidade de vendas, enaltecendo as qualidades da mãe e da mulher, destacando o que ela representa na família. Como? Oferecendo, no momento da compra, comodidade e produtos. CARINHO E AMOR Assim como o Dia das Mães é uma data cercada de muito amor e carinho, o Dia dos Namorados acaba fazendo com que o início do mês de junho seja de muitos corações em tom vermelho nas vitrines do comércio. E, diante da expectativa de aumento no movimento em função do Dia das Mães, a intenção é manter o fôlego para o 12 de junho, terceira melhor data para o comércio, atrás do Natal e do Dia das Mães. “Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados também apresenta o apelo emocional, o que nos faz confiantes.” Entre os presentes mais procurados para namoradas e namorados, de acordo com as pesquisas realizadas pelo Sindicomércio-JF em anos anteriores, estão roupas, cosméticos, joias e flores. DIA DE SÃO VALENTIM No mundo, o Dia dos Namorados é conhecido como Dia de São Valentim, no qual se celebra a união amorosa dos casais com a troca de presentes. Diz a lenda que na Idade Média existia um bispo chamado Valentim, que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que, naquela época, havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes. Valentim continuou celebrando casamentos e até ele mesmo casou-se secretamente, mesmo diante das proibições. Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes, dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Na Europa e nos Estados Unidos, o Dia de São Valentim é comemorado em 14 de fevereiro. Já no Brasil, a data é celebrada em 12 de junho. A versão romântica da história explica que o dia foi escolhido por ser véspera do dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Porém, a versão oficial é que o Dia dos Namorados foi inventado no Brasil em 1949 pelo publicitário João Dória, que criou a data para promover, na época, uma loja que funcionava no centro de São Paulo e turbinar as vendas do então fraco mês de junho. A loja distribuiu presentes para centenas de casais, sob o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”. Desde então, a data virou tradição para os casais apaixonados e para o comércio brasileiro.


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