Mudanças climáticas afetam o abastecimento

Não é novidade alguma que o clima na Terra está cada vez mais quente, e por consequências, as crises hídricas podem ser observadas em diversos lugares do mundo. O juiz federal e especialista em Direito Ambiental Gabriel Wedy afirma que o alerta está vindo da agricultura e também das inúmeras catástrofes ambientais que acontecem em escala global.
Para o economista Sérgio Bessermann, o tempo do planeta é outro. Ele define como certo e real o aumento de 2ºC no planeta (no máximo em 30 anos). “A potencialidade de recuperação do planeta é ilimitada porque o tempo da natureza é diferente do nosso tempo”, explicou, ao argumentar que está na atitude da população a escolha da temperatura aumentar em 4ºC ou 2ºC.
Situação da água no mundo
Segundo o relatório da WWF Internacional “Países ricos, pobres em água”, a combinação de mudanças climáticas e infraestruturas inadequadas para a água e a má gestão de recursos hídricos estão agravando a crise e países como Austrália, Espanha, Estados Unidos, Japão e partes do Reino Unido estão afetados.
 ■ 768 milhões de pessoas no mundo continuam sem acesso a uma fonte de água potável.
 ■ Mais de 3.5 bilhões de pessoas no mundo não são satisfeitas com o atendimento à água.
 ■ 40% da população mundial estarão vivendo em áreas com pouco acesso à água até em 2050.
 ■ A deterioração dos pântanos no mundo está reduzindo a capacidades de ecossistema de purificar a água.
 ■ A agricultura é atualmente o setor que mais usa água no mundo, com uso de 70% da água doce disponível.
 ■ É estimado que mais de 80% da água usada no mundo – e mais de 90% nos países desenvolvimento – não é coletada e nem tratada.
Fonte: World Water Development 2014, Water and Energy (Unesco)


Voltar

Navegação