SAIA DA ZONA DE CONFORTO

Quem leva uma vida segura e previsível nunca saberá que pessoa extraordinária realmente é

As empresas têm promovido cada vez mais junto a seus colaboradores treinamentos, palestras motivacionais, dinâmicas de grupo, dentre outras atividades com o intuito de motivá-los a saírem de suas zonas de conforto.

Mas, afinal, o que é essa tão falada zona de conforto e por que sair dela?

Identificar a sua zona de conforto muitas vezes é tão difícil quanto sair dela, e pode ser definida como a nossa tendência a fazer o que é fácil, cômodo e conhecido, sem intenção de interromper ciclos viciosos e improdutivos ou de começar algo novo ou desafiador, que demande autodisciplina, motivação ou comprometimento. Os profissionais que se encontram nesse cenário transformam o dia a dia das suas empresas em rotinas intermináveis de trabalho e se sentem cada dia menos motivados a buscar novos desafios.

Neste momento se fazem presentes os profissionais empreendedores que estão sempre à frente de ações inovadoras e buscam transformar, criar, mudar, ou seja, fazer a diferença.

Mas ser um profissional empreendedor nem sempre é tão simples. Muitos deles são barrados pelo medo. Medo do novo, da mudança, medo de sair da sua zona de conforto.

O pesquisador e instrutor de asa delta Ruy Marra trabalha com a superação do medo das pessoas e a conquista de novas competências emocionais por meio do voo livre e demonstra essa experiência em palestras por todo o Brasil. “Quando você consegue aliar o treinamento do voo, que está no inconsciente coletivo do ser humano, à sua rotina de trabalho, constrói uma série de competências emocionais que te capacitam para novos desafios. É como se fosse um renascimento que acontece nos cinco segundos entre o início da corrida na rampa e a decolagem. É como se você estivesse saindo do ventre de sua mãe”, assegura ele, que, para embasar suas observações com conhecimento tácito fez, em 1996, um curso de Biopsicologia (que inclui amplas noções de Neurofisiologia) com a Dra. Susan Andrews, do Instituto Visão do Futuro. “Quando temos a convicção, o não se torna um sim e o tempo não existe”, costuma dizer Marra em suas numerosas palestras como fruto de sua vivência intensa na superação de limites. A superação dos medos é uma das chaves para o profissional se erguer no mercado e conquistar novos caminhos. Não tem que se entregar a precipitações óbvias ou riscos derrotistas, mas pode se permitir correr riscos positivos em busca do crescimento e progresso.

O prof. Alan Mustafá Ahmar, head trainer do Inexh – Instituto Nacional de Excelência Humana, afirma: “O medo deve ser enfrentado com planejamento para, aí sim, se conseguir ampliar sua zona de conforto”.

Ocasionalmente, tem se que fazer algo com o qual não se sente muito confortável. Por exemplo, você tem que fazer uma apresentação para os seus colegas de trabalho, mesmo sabendo que odeia devido ao medo de falar em público. Ou, apesar de achar que não consegue aprender inglês, tem de inscrever-se num curso porque o mercado precisa que você dialogue com possíveis clientes que3 se expressam nessa língua.  Muitas vezes, alargar a sua zona de conforto é imperativo em favor de seu próprio desenvolvimento pessoal e produtividade. E isto pode causar algum incomodo, tornando-se desconfortável. Mas o desconforto é temporário, dado que tem se uma capacidade enorme de aprendizagem e adaptação, como comprovada pelas experiência das pessoas que pulam de asa delta sem nunca ter sequer pensado nessa possibilidade antes.

Muitos especialistas afirmam que dedicação é a chave do sucesso para o empreendedorismo, enquanto o comodismo é o início do declínio.

 

Como sair da zona de conforto

Proponha-se ao crescimento e desenvolvimento, Melhore a sua confiança através da experiência de enfrentar os seus receios e dúvidas. Aprenda algo novo. Faça coisas que nunca fez ou que nunca viu fazer. Empurre as suas ações para o nível seguinte, lance-se a novas oportunidades que emergem da expansão da sua zona de conforto. Caminhe para o sucesso, que o sucesso está a caminho!

 

Para manter sua equipe motivada

  1. Mostre sempre uma visão clara dos objetivos;
  2. Construa relacionamentos e espírito de time;
  3. Reconheça e celebre os progressos;
  4. Demonstre confiança;
  5. Forneça momentos de aprendizado;
  6. Tome decisões rapidamente;
  7. Inclua e envolva as pessoas do time;
  8. Tenha momentos para aliviar estresse e se divertir.

6 razões para expandir a sua zona de conforto

                Você cresce, assim como a sua zona de conforto.

                Você sente-se mais confiante

                Você aprende algo novo.

                Você faz coisa que a maioria das pessoas não faz.

                Você impulsiona ações para alcançar os seus objetivos.

                Você obtém novas oportunidades.


Voltar

Navegação