A vez dos pequenos negócios

"Hoje, o brasileiro está abrindo uma empresa por identificar demanda de negócio, muito diferente do passado, em que o desemprego 'empurrava' as pessoas para abrir um empreendimento."

Nosso País está passando por um momento muito interessante: a plena expansão do mercado interno e a ascensão da classe média, revelando seu grande poder de consumo e começando a empreender em diversos setores da economia.

Recentes mudanças na legislação favoreceram o empreendedorismo com o surgimento da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Supersimples e a redução da carga tributária. Além disso, houve a criação do Microempreendedor Individual, permitindo a formalização de negócios que faturam até R$ 60 mil por ano.
A principal motivação para empreender é a oportunidade de negócios. O brasileiro está abrindo uma empresa por identificar uma demanda de negócio, muito diferente do passado quando o desemprego “empurrava” as pessoas para abrirem um empreendimento. Este dado foi constatado pela GEM 2012 (Global Entrepreneurship Monitor), pesquisa encomendada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade.
 
Muito além dos números
A GEM confirma a evolução da atividade empreendedora no país. Em 2002, mais de 20% da população estava envolvida na criação ou administração de um negócio. Dez anos depois, o índice saltou para 30,2% da população adulta. O crescimento na taxa de empreendedorismo é compatível com o dinamismo da economia brasileira no período, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em média cerca de 4%. Para a grande maioria dos brasileiros de 18 a 64 anos, o início de novo negócio é uma boa opção de carreira.
Segundo a pesquisa, para muita gente (44%), o sonho de ter um negócio próprio superou o desejo de ter uma carreira em uma empresa (25%). Outro dado interessante é que as mulheres já comandam quase a metade dos novos negócios.
Frente aos novos números cresce o desafio do Sebrae e de seus colaboradores na busca pela atualização constante e implementação de novas ferramentas para estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes entendendo suas demandas, oferecendo soluções, assistência técnica, consultorias e treinamentos.
Capacitação é a palavra de ordem para chegarmos à excelência e sermos referência em inovação para os pequenos negócios!
Por Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional


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