ESTRATÉGIA QUAIS SÃO AS VANTAGENS COMPETITIVAS DO SEU NEGÓCIO?

Um dos conceitos mais importantes para quem quer se diferenciar no mercado é desenvolver uma vantagem competitiva. Na prática, esta é o que distingue uma empresa das demais dentro do seu segmento de atuação. Só deve ser considerada uma vantagem competitiva aquilo que uma empresa oferta, que seja difícil de imitar, sustentável, único, superior a competência e, principalmente, aplicável a múltiplas situações.

Normalmente, ela está associada à competência principal do negócio. É a habilidade que se desenvolve com o passar dos anos, tornando-se eficiente a tal ponto que fica difícil para a concorrência copiar. Assim, a vantagem competitiva pode estar no projeto, na produção, no marketing, na entrega e/ou no suporte do serviço ou produto.

Existem dois tipos de vantagem competitiva: baixo custo e diferenciação. A liderança em custos é quando uma empresa consegue aperfeiçoar seus processos de produção e distribuição fazendo com que o preço final dos seus produtos e/ou serviços fiquem abaixo do que é praticado pela concorrência. Quando à diferenciação, podemos dizer que é a busca pelo melhor desempenho numa determinada tarefa ou processo.

Portanto, alcançar uma vantagem competitiva nos dias de hoje é realmente uma das tarefas mais difíceis de um negócios, pois a concorrência consegue imitar produtos e serviços com mais facilidade que no passado. Entretanto, isso não deve ser entendido como obstáculo e sim como uma oportunidade para buscar a melhoria contínua.


Voltar

Navegação