A Importância do correto cálculo do preço de venda

Com mais frequência do que deveria, nos confrontamos com empresas já estabelecidas (algumas com vários anos de funcionamento) que não calculam seus preços de venda corretamente. O discurso é sempre o mesmo: não vejo lucro, não sobra dinheiro, não consigo pagar minhas contas, devo a bancos e fornecedores e outros comentários do mesmo teor.
Grande parte dos empresários de micro e pequenas empresas não consideram todos os custos na composição do preço de venda. Muitos alegam, por exemplo, que, se embutissem os impostos no cálculo, seus preços estariam acima daqueles praticados pelo mercado. Outro forte fator de desequilíbrio é o desconhecimento e/ou desconsideração de suas retiradas, que não são contabilizadas como custos da empresa, mas vivem dela.
A dúvida é a seguinte: de onde saem os recursos para pagamento desses custos e quem deveria pagá-los? É evidente que saem da empresa, ocasionando déficits que levam ao atraso de outros compromissos eliminando a lucratividade. A priori são pagos pelos consumidores, mas se o preço de venda for elevado em função de custos altos, eles não aceitam pagar, visto que os concorrentes têm preços menores.

“Com o preço de venda calculado corretamente em mãos, decisões estratégicas podem ser tomadas para que se torne competitivo.”

O cálculo do preço de venda obrigatoriamente deve ser elaborado considerando todos os custos ocorridos na empresa. Serve de parâmetro comparativo com o mercado. Com o preço de venda calculado corretamente em mãos, decisões estratégicas podem ser tomadas para que se torne competitivo. Entre várias alternativas temos, por exemplo: diminuição de custos fixos, aumento das vendas, diminuição da lucratividade, escolha de fornecedores e produtos alternativos com preços de custo menores, diminuição de estoques ou mesmo a conjugação destas e de outras medidas. Para efetuar o cálculo correto, todos os custos devem ser registrados com seus reais valores, assim como o faturamento da empresa. Estas informações são conseguidas através de um sistema de controle financeiro gerencial eficiente e confiável.
Tanto para a implantação dos controles financeiros necessários e o levantamento de informações quanto para a elaboração do cálculo correto do preço de venda, o Sebrae Minas deve ser procurado, pois oferecemos consultorias presenciais, por chats e telefone, para o tratamento do tema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone gratuito 0800 570 0800, ou pelo site www.sebraemg.com.br
Augusto Manso de Andrade
Analista técnico do Sebrae Minas


Voltar

Navegação