ATENDIMENTO É O DIFERENCIAL DOS IDOSOS

Comerciários com mais de 65 anos são reconhecidos pela experiência e comprometimento

país caminha para deixar de ser um país de jovens. O último censo do IBGE confirma que a taxa de fecundidade vem diminuindo e que a população de idosos cresce com vigor, tanto nos números quanto na qualidade de vida. Muitos são economicamente ativos. Com esses fatos, a Fecomércio MG elaborou uma pesquisa que mostra a percepção dos empresários do comércio de Belo Horizonte com relação aos empregados com mais de 65 anos. A qualidade no atendimento ao cliente, vindo da experiência e comprometimento, é o principal diferencial dos comerciários idosos.
Foram entrevistados empresários de vários segmentos do comércio. Os supermercados e hipermercados são as empresas que mais empregam pessoas com mais de 65 anos, representando 28,6%. Na sequência estão as óticas, lojas de calçados, vestuário e o segmento de cama, mesa e banho, todos com 14,3% das respostas.
Os funcionários acima dos 65 anos têm como diferencial apontado pelos empresários a experiência, representando 37% das respostas. A atenção ao cliente e a paciência estão na sequência das percepções, ambos com 15%. O comprometimento com a função vem em terceiro lugar na lista de diferenciais dos idosos, com 11%. Essas características fazem com que 56% dos empresários entrevistados considerem como ótimo o serviço prestado por eles.
Com relação às suas funções, a maior parte dos idosos (20%) trabalha como atendentes, uma vez que a idade avançada limita a execução de tarefas que exijam força e habilidade. Os auxiliares de serviços gerais representam 15% e os gerentes/vendedores, 10%. Mais da metade dos comerciários idosos, 66%, recebem até dois salários mínimos e 33% recebem de dois até cinco salários.
Mesmo com os diferenciais e com o aumento da população acima dos 65 anos com qualidade de vida, ainda são poucas as empresas do comércio de Belo Horizonte que mantêm em seus quadros funcionários nessa faixa etária. Apenas 9% delas aproveitam da experiência, atenção e comprometimentos citados na pesquisa. Por enquanto, 79% dos empresários não estão dispostos a contratar idosos.


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