BENCHMARKING: TROCANDO EXPERIÊNCIAS PARA CRESCER

Você pode até não ter percebido, mas de certa forma o Benchmarking faz parte da sua vida desde que nasceu. Isso porque nossos pais buscam incansavelmente transmitir suas experiências para nós, a fim de que possamos crescer sem cometer os mesmos erros. No mundo dos negócios, a troca de experiências e a busca pelas melhores práticas ganhou o nome de Benchmarking.
Benchmarking é uma ferramenta de gestão que surgiu da necessidade de avaliação contínua do desempenho das empresas. Através de métodos comparativos e sistêmicos, procura identificar os melhores processos, as ideias mais inovadoras, os procedimentos mais eficazes, bem como os pontos fortes e fracos de um negócio.
A princípio, nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existem no mercado empresas que fazem algo melhor do que nós. Por isso, é preciso analisar o movimento do mercado e aprender com as experiências dos outros.
A ideia por trás do Benchmarking é “copiar” modelos de outras empresas para “economizar” tempo e trabalho. Porém, tais “cópias” nunca serão iguais, pois sempre haverá ajustes, adaptações e aprimoramentos da idéia original.
O Benchmarking é visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de otimizar a realização da mesma função ou outra semelhante. Esse processo pode ser aplicado por qualquer empresa, seja comércio, indústria ou serviços, independentemente do porte do negócio. Ele serve tanto para avaliar produtos e serviços, quanto processos de trabalho.
Você deve estar se questionando: Qual empresa permitirá que sua concorrente conheça seus processos e métodos de sucesso? A questão é: quem não gosta de divulgar suas conquistas e vitórias? A empresa escolhida para ser analisada, certamente, não será sua concorrente direta, mas uma empresa do mesmo setor, que participa de outro mercado. Por exemplo, uma grande confecção de roupas que atue somente no sul do país ou mesmo seu fornecedor. Por fim, existem diversos eventos empresariais que apresentam várias cases de sucesso, uma grande oportunidade para aprender e praticar o Benchmarking. Conheça suas vantagens:


Voltar

Navegação