COMUNICAÇÃO UMA ARTE TAMBÉM DO COMÉRCIO

Comunicar-se bem é uma arte que precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada constantemente. Em qualquer situação do dia a dia a comunicação é fundamental. Podemos dizer que comunicar-se bem é mais do que transmitir ideias de forma ordenada, é conseguir ser compreendido pelo outro.

Quantos erros poderiam ser evitados se a comunicação fosse clara e objetiva?
 
Saber se comunicar é fundamental para o diálogo com os colaboradores, fornecedores e clientes. Um bom gestor está o tempo todo transmitindo informações a seus subordinados, seja em reuniões, treinamentos ou em conversas casuais.
“A comunicação não é feita apenas pelas palavras; expressão do olhar e da face, gestos, tom, fluência, ritmo, dicção e postura são essenciais para a compreensão da mensagem”, afirma a fonoaudióloga Aline Mendes Ferrugini. Segundo ela, a maioria das pessoas apresenta alguma dificuldade na hora de falar em público, seja por medo, nervosismo, insegurança ou problemas de linguagem.
“Falar em público requer treinamento, mesmo para aqueles que já possuem alguma desenvoltura. É muito comum vícios de linguagem, inadequação de tom e ritmo”. Existem procedimentos que podem ajudar na hora de falar em público, independentemente na situação. A fonoaudióloga dá algumas dicas. Veja no quadro abaixo.
Para quem trabalha no comércio, Aline faz algumas observações: “É preciso agir com naturalidade e ser espontâneo. É muito importante que o vendedor tome a iniciativa e abra o diálogo com o cliente, isso mostra interesse e pró-atividade. Mantenha o contato visual e muito cuidado com a linguagem não-verbal. Excesso de gestos e falta de postura podem distrair ou mesmo afastar o clientes. Para não ficar em apuros na hora de falar em público, pratique sempre.
 

 


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