CONTABILIDADE GERENCIAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA AS MPE

Estudos recentes apontam que as Micros e Pequenas Empresas são um seguimento que representa mais de 90% das empresas do Brasil e que mais da metade exercem suas atividades na Região Sudeste, o que nos leva a prestar maior atenção a essas empresas, pois são as responsáveis pela maior parte da geração de empregos e renda na economia do país.
O que nos preocupa é que 80% delas sucumbem antes mesmo de completar um ano de atividade, pelo fato de não contarem com um sistema de gestão eficaz, muitas vezes por desconhecimento ou falta de assessoria de seus contadores, o que leva os empreendedores a tomar decisões baseadas no conhecimento de seus administradores, em relação a determinado ramo, que na maioria das vezes não é suficiente para alcançar os resultados esperados ou mais expressivos.
Diante deste panorama, a contabilidade vem evoluindo e se transformando em meio de comunicação e análise empresarial. Hoje, nós contadores, não podemos mais nos preocupar apenas com as obrigações contábeis e fiscais das empresas.
Temos também que apresentar para nossos clientes relatórios gerenciais de qualidade, capazes de produzir indicadores econômicos e financeiros seguros, para que essas empresas possam ser administradas de forma mais eficiente, aumentando significativamente sua longevidade e sobrevivência, tornando-as cada vez mais competitivas.
No mundo dos negócios, grande parte dos empresários não se dá conta de que a lucratividade de suas empresas está diretamente relacionada com a qualidade dos serviços contábeis que lhes são prestados.
Através da Contabilidade Gerencial, é possível acompanhar o desempenho da empresa, facilitando seu planejamento, a fim de alcançar um crescimento satisfatório.
Assim considerando, seria de grande valia que as Micros e Pequenas Empresas atribuíssem mais importância à contabilidade gerencial, lembrando sempre que o contador não implica necessariamente custo para sua empresa, mas sim investimento.


Voltar

Navegação