ACIU Participa do V Encontro de Presidentes e VI Encontro de Executivos das Associações Comerciais d

Mais de 200 empresários, de 75 municípios, presidentes e executivos das Associações Comerciais de Minas Gerais prestigiaram o V Lideraminas e o VI Gerenciaminas – Encontros de Presidentes e de Executivos das ACEs mineiras, realizados pela Federaminas em Ouro Preto, no Sesc – Estalagem das Minas Gerais, no período de 16 a 18 de maio.
 
Gestão Estratégica: entenda, aplique e prospere foi o tema do encontro que teve abertura na quinta-feira, 16 de maio. Os participantes foram recepcionados pelo grupo Inimaginável que descontraiu a todos com atividade lúdicas e culturais e boas vindas.
 
Na tarde do dia de 16 de maio o palestrante Louis Burlamaqui, membro da World Future Society, escritor e palestrante da Dale Carnegie Training - empresa que atua em 80 países e está entre as 20 melhores escolas de líderes do mundo -, ministrou workshop de abertura com o tema Liderança para Resultados.
 
Burlamaqui trabalhou a integração entre os participantes, convidando-os a refletir sobre liderança empresarial x liderança classista; evolução de liderança e gestão no mundo; desafio de gerações e os principais problemas enfrentados pelos líderes em uma entidade de classe.
 
Pode-se concluir com as atividades que é consenso entre palestrante e participantes que liderança é fazer as pessoas atingirem algo, mas sem meta não existe resultado. O workshop teve duração de quatro horas.
 
 
Abertura Oficial - Na noite de 16 de maio, o presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, recebeu autoridades e convidados para abertura oficial dos eventos. Compuseram a mesa Gustavo Palhares,  chefe de gabinete da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o vice-presidente da ACE de Ouro Preto, Valmir Maximiano, o assessor da terceira vice-presidência do tribunal de justiça de MG, Juliano Carneiro Veiga, o presidente da Associação dos jornais do interior de MG e da ACE de Governador Valadares, Edson Gualberto, o representante da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Jever Chagas e o diretor da Associação Brasileira de Concessionárias da Chevrolet, Leonel Guimarães.
 
Wander Luis deu as boas vindas aos participantes e agradeceu a presença de todos, destacando o quanto sente-se honrado e feliz com a realização de mais uma edição do Lideraminas e do Gerenciaminas. “É uma grande satisfação realizar mais uma edição destes eventos, estes momentos em que temos a oportunidade de trocar experiência, rever os amigos e absorver conhecimento são extremamente gratificantes. Agradeço a presença de cada um de vocês. Todos sabem o quanto dou valor às ACEs do interior do Estado e me orgulha ver aqui mais de 75 cidades reunidas, desejo a todos um excelente evento”.
 
Leonel Guimarães, diretor da Associação Brasileira de Concessionárias da Chevrolet, também agradeceu a oportunidade de participar de tão expressivo evento, em suas palavras destacou que a classe empresarial é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e lembrou que nos eventos encontravam-se boa parte do PIB mineiro.
 
Em seguida o presidente da Federaminas convidou Karin Abud Mauad, de Uberaba, Aloísio José, de Juiz de Fora e Karone Marllus, de Mutum, para tomarem posse como vice-presidentes da Entidade.
 
Encerrando a solenidade, Gustavo Palhares, representando o Secretário Alexandre Silveira, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, comentou sobre o tema do evento, Gestão Estratégica, e explicou como o governo de Minas Gerais tem trabalhado com planejamento e frisou o bom retorno desta gestão estratégica e organizada. Palhares falou do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais e encerrou deixando dizendo que “não adianta o governo querer fazer, se não tiver apoio dos empresários, vocês são as molas propulsoras de nossa economia e fazem a engrenagem girar, sintam-se orgulhosos de ser parte determinante da sociedade mineira e brasileira”.
 
Após a cerimônia todos participaram de um jantar de congraçamento. Na sexta-feira, 17 de maio, abrindo os trabalhos do dia, o presidente Wander Luis convidou o sócio-diretor do grupo Baumann, Cláudio Meirelles, o deputado estadual João Bosco, o diretor executivo do Diário do Comércio, Yvan Muls e o presidente da ACE de Capelinha, Maurício Teixeira, para um bate papo a respeito de missões internacionais.
 
Segundo dia (manhã)
Especificamente sobre as missões internacionais organizadas pela Federaminas à China e Nova York, Cláudio Meirelles apresentou o que é uma missão internacional e como os empresários ali presentes estão inseridos no mercado global. Destacou os benefícios que uma visita técnica a outro país pode trazer a empresários e seus negócios.
 
O presidente Wander Luis explicou aos participantes o acordo de cooperação bilateral, assinado com a Canton Fair. A Federaminas é a primeira entidade de classe a assinar esse convênio que tem o objetivo de aproximar os empresários para negociações com bom retorno para ambos, gerando desenvolvimento para todos.
 
O deputado Bosco, que participou da última missão à China realizada em abril deste ano, falou de sua experiência, do aprendizado que ele, como figura pública voltada aos interesses da sociedade trouxe para aplicar no Brasil. “Vimos ali um aeroporto como não temos igual no Brasil, mas que tenho certeza que somos capazes de construir. Avenidas com fluxo muito intenso de carros e sem engarrafamentos. A lição e o aprendizado desta missão não tem preço. Agradeço à Federaminas pela oportunidade”, comentou.
 
O presidente da Associação Comercial de Capelinha, Maurício Teixeira, compartilhou com os presentes boas oportunidade de negócios oriundas da viagem. Segundo Teixeira, o prefeito de sua cidade, que participou da comitiva, fechou um acordo com uma empresa Chinesa para que Capelinha seja o primeiro município brasileiro a ter todas as lâmpadas dos postes trocadas para LED, a custo zero. Além de estudar a possibilidade de trazer para a cidade uma indústria Chinesa em busca de um local para se instalar no Brasil, gerando renda, emjpregos e desenvolvimento para Capelinha.
 
Fechando o bate-papo, Yvan Muls, diretor do Diário do Comércio, deu o seu depoimento sobre a missão, comentou que por meio destas iniciativas o Estado se desenvolve e não apenas os participantes diretos. Na oportunidade, Muls colocou o Diário do Comércio, jornal tradicional do Estado, à disposição das ACEs do sistema Federaminas.
 
 
Segundo dia (tarde)
A tarde foi comandada pelo palestrante Hélio Loredo, que apresentou orkshop sob o tema Liderança paraResultados. Loredo é diretor da Dale Carnegie, da Trainer da Carnegie University-EUA e especializado em business comunication.
 
O palestrante abordou a diferença entre líderes e chefes, e convidou os participantes para uma reflexão a respeito do tema. Em seguida, grupos foram formados para discutir o modelo mental padrão das pessoas.
 
A mensagem final do evento foi a de que um verdadeiro líder, em especial de entidade de classe, deve fazer pelos outros o que gostaria que fosse feito para eles.

Eventos Paralelos
 
PACE- O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual - PACE, promoveu dois dias de treinamento aos seus gestores estaduais. O presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, prestigiou o treinamento e, em sua fala, realçou a relevância da conciliação em nosso cotidiano, sobretudo através do Pace.
O assessor da terceira vice-presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Juliano Carneiro Veiga, orientou os trabalhos, que foram voltados ao dia a dia de trabalho dos conciliadores, a conflitos e à conciliação aos representantes de cerca de 20 Paces mineiros.
 
Daniel Resende, coordenador Estadual do Pace, em suas colocações  destacou a importância e as possibilidades de sustentabilidade do Pace.
 
EMPREENDER - Sob o direcionamento da coordenadora do Empreender, Cleide Bersani, um grupo de presidentes e executivos reuniram-se para debater a importância dos núcleos setoriais.
 
Durante as discussões, as propostas para o Empreender Competitivo e as oficinas de preparação foram detalhadas, além dos projetos voltados para sustentabilidade das entidades serem também abordados.
 
 
Encerramento – A solenidade de encerramento aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop), ao som do grupo de seresta Renascer, que  acompanhou os participantes dos eventos do centro da cidade até a sede da Aceop.
O vice-presidente da Federaminas, Emílio Parolini, agradeceu a presença de todos, homenageou os envolvidos na realização dos eventos e reconhecendo o trabalho realizado pelo coordenador do Pace, Daniel Resende e da coordenadora do Empreender, Cleide Bersani, em prol do progresso da Federaminas.
Fonte: Federaminas

 
 
 
 


Voltar

Navegação