1ª Impressão

Saber agradar logo na primeira visita do cliente é fundamental para fideliza-lo, faze-lo confiar desde o início no seu negócio e na sua equipe. Existem pesquisas que mostram que as pessoas definem a primeira impressão sobre a outra já nos primeiros 5 segundos em que entram em contato. Nesse curto período de tempo o indivíduo concluí se o outro merece ou não confiança, e se vale ou não a pena prestar atenção no que diz. Conquistando o cliente no primeiro olhar, as chances dele permanecer mais tempo na loja, observar o produto e ouvir o vendedor são maiores, portanto a possibilidade de fechar negócios também aumenta.

Veja alguns truques e passe para sua equipe de vendas!
Cuide-se
– Estar saudável e arrumado, mesmo sem exagero, é fundamental. Seu nível de energia depende da sua saúde física e mental, é preciso se cuidar para não parecer cansado ou desmotivado. Clientes gostam de comprar de quem entende sobre o produto e gosta de trabalhar com ele, se encontrar uma pessoa estressada na loja, pode pensar que é porque algo não está bom na empresa.
Vista-se bem – Para cada tipo de loja pode ser mais adequado um estilo ou outro de vestir-se. Não cabe usar social em uma loja de esportes radicais, por exemplo. O ideal é que o jeito de se vestir e portar-se seja semelhante ao do seu público-alvo, assim ele se reconhecerá na hora de comprar, só de olhar para os vendedores, saberá que a loja tem o seu perfil. (Mulheres nunca devem usar roupas provocantes, decotadas demais ou muito curtas para não transmitir uma imagem errada).
O melhor cumprimento – Faça-o em três partes: sorriso, palavras e aperto de mão. (Beijos e abraços são permitidos, claro, dependendo do grau de intimidade que já tem com o cliente ou da cultura local).
PNL – Em vários momentos a Dirigente Lojista trouxe especialistas em Programação Neuro Linguística para desenvolver artigos interessantíssimos, e a PNL ainda nos dá mais uma dica infalível. Parecer com o cliente faz com que ele sinta mais confiança no vendedor. Isso não só na forma de vestir-se mas, por exemplo, se o cliente fala rápido, se você falar um pouco rápido também, ele se sentirá mais confortável. Caso fale devagar, fale devagar. Se cruzar os braços, discretamente cruze os braços também, ele vai ficar com a sensação de que te conhece melhor e de que são parecidos.
"Preste atenção durante o dia e procure notar se sua expressão facial comunica aquilo que gostaria que comunicasse, se está feliz e satisfeito com o seu trabalho, e receptivo aos consumidores."


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