PESQUISA REVELA QUE O BRASILEIRO TEM DIFICULDADE EM LIDAR COM O PRÓPRIO DINHEIRO

85% dos consumidores fazem alguma compra sem planejamento prévio.

43% dos entrevistados compram por impulso, em especial por razões emocionais. Ansiedade com algum evento que se aproxima (47%) e baixa autoestima (44%) são os principais motivos.

Mais de 80% dos brasileiros fazem compras sem planejamento, segundo pesquisa encomendada pelo SPC Brasil, que ouviu 646 consumidores em todo o país. O levantamento mostrou diversas características do comprador brasileiro, entre elas a de que fatores emocionais interferem nas contas: quatro em cada dez entrevistados admitiram comprar por impulso em momentos de ansiedade ou angústia. “Na busca pelo prazer imediato, o comprador se alivia momentaneamente, sem se importar com o futuro do bolso”, diz a economista do SPC Brasil Ana Paula Bastos.

Ainda de acordo com o estudo, 42% dos entrevistados gastam tudo o que ganham e não conseguem poupar qualquer quantia. Para o SPC Brasil, o atual cenário brasileiro revela uma melhora do padrão de vida da população, impulsionado por fatores como alta empregabilidade e amplo acesso ao crédito. Com isso, surge a importância da educação financeira como forma de aumentar a consciência, reduzindo a inadimplência e possibilitando um mercado mais transparente e com vantagens para todos que utilizam o crédito.


Voltar

Navegação