Por que você precisa tirar férias

Segundo pesquisas, as férias são fundamentais para a saúde. Apesar de ainda não haver dados sobre a quantidade ou duração ideal, nem mesmo quanto a sua qualidade, seus benefícios são incontestáveis

Se você é daqueles empreendedores com difi culdades para encontrar alguém para substituí-lo, durante a sua ausência, pense duas vezes antes que passe mais um ano sem férias.
Isso porque tirar férias é muito mais do que um simples prazer. Segundo o jornal Psychosomatic Medicine, órgão ofi cial da American Psychosomatic Society, dos Estados Unidos, as férias protegem a saúde reduzindo o estresse, fator de risco conhecido para muitas doenças. Além da remoção do estresse, dão oportunidade para o engajamento em comportamentos restauradores, tais como a interação com a família e os amigos, além de propiciarem mais tempo para exercícios físicos, a leitura e a diversão. “As férias podem não ser apenas prazerosas, mas também estimulantes”, diz Brooks B. Gump, Ph.D., do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Nova York. Gump e a coautora Karen A. Matthews, Ph.D., do Departamento de Psicologia da Universidade de Pittsburgh, avaliaram dados de um estudo de nove anos envolvendo mais de 12 mil homens sob risco de doenças do coração.
Os participantes completaram um questionário a cada ano, respondendo a questões sobre suas férias nos 12 meses anteriores.
Aqueles que tiravam descansos anuais regulares apresentavam menor risco de óbito quando comparados àqueles que não paravam de trabalhar. Os resultados se mantiveram mesmo quando a situação econômico-social era considerada.
O momento das férias é o período considerado de grande importância por psicólogos para equilibrar o estado psicológico do ser humano. É nessa fase que a sensação de paz é estabelecida, assim como há o descanso da mente e a renovação das emoções.
Independentemente do tempo que a pessoa irá reservar para suas férias, o importante é que aproveite cada minuto e tente se desligar dos problemas cotidianos. Tirar férias em duas etapas, janeiro e julho, por exemplo, é uma tática que dá muito certo e os resultados obtidos são visíveis. O indivíduo se desenvolve profi ssionalmente, o aproveitamento acadêmico aumenta e os relacionamentos familiares e do casal melhoram. Isso se deve ao fato de a pessoa estar mais aliviada das constantes pressões do dia a dia.
 
As falsas férias
De acordo com os pesquisadores, é importante deixar claro para aqueles que não gostam de viajar ou não possuem condições fi nanceiras, e preferem fi car em casa descansando: não se deixem enganar por uma falsa sensação de descanso. O ser humano necessita frequentar outros ares no seu momento de descanso, sair da rotina que, muitas vezes, pesa e o desgasta.
A pessoa no período de férias deve se aproximar da família e amigos, realizar atividades que não se encaixavam nos horários de trabalho. Vivenciar a mesma rotina não abre espaço para arejar o cérebro. A pessoa acaba vivendo uma situação de estresse diário em seu período de férias, potencializando os problemas.
O período de férias é justamente a tentativa de conseguir enxergar quais as defi ciências diárias enfrentadas. Por meio dessa visão, o indivíduo consegue promover mudanças em sua vida, diminuir o estresse e mudar a sua rotina para melhor.
Dicas para que você possa planejar suas férias com segurança e tranquilidade: Quando: No período de menos demanda da sua empresa.
Quem deve substituí-lo na gestão do negócio: Escolha os funcionários de confi ança e com mais experiência. Deixe um telefone para contato com algum de seus colaboradores, e não se esqueça de avisar sobre quais assuntos ele deve consultá-lo.
Tempo de férias: Dividir as férias de um mês em quatro semanas aleatórias em um ano pode ser a solução.
O que fazer: Use esse tempo para relaxar.
Quem deve arcar com as despesas: Quem sai de férias é a pessoa física do empreendedor, e não a jurídica. Planeje seu dinheiro.
(Orientações do consultor do Sebrae Ronaldo Messias)


Voltar

Navegação