Produtividade X Ambiente de trabalho

Já parou para pensar em como o ambiente no qual estamos inseridos pode influenciar no quanto somos capazes de produzir? Esse ambiente depende muito da organização, da criação de uma rotina ou de processos que permitam que o funcionário tenha a autonomia de agir em cada situação, e também com o relacionamento entre as pessoas envolvidas.

Produzindo a todo vapor

1. Atenção aos prazos. Estabeleça a ordem de tarefas a serem realizadas de acordo com as datas previstas em seu planejamento. “Planejar a semana e fazer uma lista de tarefas e compromissos importantes para serem feitos é um hábito saudável”, diz o especialista Christian Barbosa. Para ele, os profissionais que não conseguem definir o que deve ser realizado primeiro, o que é urgente e o que não é acabam gerando acúmulo de tarefas, atrasos e muita dor de cabeça. 

2. Defina um foco. Para Christian, a partir do momento em que as prioridades foram definidas, fica mais fácil manter o foco no que é necessário e ver se é preciso correr mais ou administrar o tempo com mais tranqüilidade. Porém desvios constantes do foco com distrações, conversas paralelas ou uso de celulares e redes sociais podem tirar a concentração e gastar um tempo que não poderá ser recuperado. 

Obs. “Não sou contra as empresas que liberam o acesso a internet, ao contrário, acredito que hoje elas podem ajudar os profissionais a serem mais produtivos, quando usadas de maneira correta. O problema está no exagero”, diz Christian.

O especialista cita ainda uma pesquisa realizada pela Triad PS com mais de 1.600 profissionais, mostrando que cerca de 36% deles acreditam que a internet é o principal fator que tira o foco do trabalho.

3. Deixe o ambiente mais humano. É claro que muitas vezes é preciso separar bem a vida pessoal e a profissional, porém os seres humanos são naturalmente sociais e precisam de relacionamento humano para estarem bem, felizes e dispostos no trabalho. 

Estimular a filosofia do Importante ao invés do Urgente, começar a autodisciplina de evitar e dizer não ao Circunstancial. Disseminar a conscientização do bom uso do tempo. 

Diga NÃO às armadilhas do tempo!

“Existem fatores tais como procrastinação, excesso de prioridades, acúmulo de tarefas por falta de planejamento e desorganização, ou mesmo a má condução de reuniões, que impossibilitam que o negócio cresça de modo que todos sintam que o tempo passa cada vez mais rápido e com a sensação constante de que não deu conta de algo”, diz Christian. Para sair dessa armadilha que criamos para nós mesmos só há um jeito. Parar um momento e rever todos esses compromissos, avaliar o que tem dado certo e o que não tem, e estabelecer objetivos, planejar e organizar. Não adianta querer abraçar o mundo de uma vez, não é mesmo? Todo mundo gosta e precisa de um desafio de vez em quando para superar e melhorar seus resultados, sentir-se novamente evoluindo no que faz. Porém é preciso pegar um desafio por vez, para não comprometer outras tarefas que já assumiu.

Melhore o ambiente de trabalho com relacionamento!

Jackson Brown Jr, escritor americano, dizia “nunca subestime o poder de uma palavra ou de uma ação gentil”. Com a palavra é possível levantar a auto-estima das pessoas ou feri-las profundamente. Use-a bem e conseguirá ótimos resultados! Além disso, o modo como sua equipe de vendas se relaciona entre si e com o próprio chefe, mudarão o modo como elas atendem os clientes.

Veja as 4 coisas que as pessoas extraordinárias dizem todos os dias, e pratique no seu dia a dia.

1 – Eu penso dessa forma. Você está no comando, na liderança, mas não significa que pode se sentir superior, ou passar uma imagem arrogante, isso é sempre negativo. Dê suas razões, procure justificar as atitudes com lógica, não apenas com autoridade. Entendendo e respeitando seus motivos, é mais provável que os funcionários vistam a camisa da empresa e façam exatamente o que foi pedido.

2 – Eu estava errado. Assumir os erros é uma atitude nobre e humana. Sabendo dizer da forma correta, as pessoas ao redor não só compreenderão, mas tendem a fazer algo para melhorar, podendo até dar ideias que contribuam para reparar os erros.

3 – Isso foi incrível. Valorize os resultados, comemore as vendas da sua equipe e não deixe de elogiar. A pessoa se sentirá impulsionada a fazer cada vez mais. 

4 – Deixe-me ajudar. Se alguém estiver tendo dificuldade, ainda que esteja se esforçando muito, é comum ficarem com vergonha de pedir ajuda e serem criticados. Um líder que estende a mão e ensina o que sabe é um grande exemplo. Certamente quando este funcionário notar que o outro está tendo dificuldade, também ajudará, e o bom exemplo passa adiante. 

Christian Barbosa - especialista em administração de tempo e produtividade, é CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. www.triadps.com.br e www.maistempo.com.br


Voltar

Navegação