SUA LOJA SE ESTICA BEM?

Você entra em uma loja. Três vendedoras conversam animadamente. Uma delas olha para você. Você demonstra interesse em uma calça da vitrine. Ela pergunta sua numeração, volta-se à prateleira das calças e retoma a conversa com as colegas. Ainda escutando as colegas, ela volta com uma calça na mão e indica a cabine de prova. Você entra na cabine para provar a calça e pode ouvir que a conversa continua. Você sai do provador, devolve a calça para a vendedora, que a recebe, agradece e retoma a conversa. Você sai da loja. Exagerado! Você diria. Será?
A língua portuguesa derivou do latim, por isso, o significado mais antigo das palavras que utilizamos, pode ser buscado nesta fonte. Atender vem de atendere que nasceu da mistura de ad (para) +
tendere (esticar). Logo, atender significa esticar-se na direção de alguém. Mas, e a loja? Para esticar-se na direção de alguém é preciso, em primeiro lugar, ter flexibilidade. Uma pessoa pouco flexível, não consegue esticar-se em direção alguma. Para atender bem às pessoas é preciso ter a capacidade de “esticar-se” na direção delas. Se atendo a um jovem preciso saber como aproximar-me dele, se meu cliente é uma pessoa madura, não devo aproximar-me da mesma forma, provavelmente não vai funcionar. Mudar a forma de aproximação, o vocabulário, a atitude é ter flexibilidade! Para isso é necessário, conhecimento, aquisição de vocabulário, a cultura geral, a sim-patia (capacidade de sentir com os outros).
Só posso esticar-me na direção de alguém, se sei onde esse alguém está. Óbvio? Nem tanto! Não é fácil enxergar as pessoas e, muitas vezes, somos olhados, mas não vistos. Saber reconhecer as pessoas, suas diferenças, seus gostos, suas necessidades, é uma arte! Muitas empresas padronizaram seu atendimento em meia dúzia de frases prontas, dando a impressão de que, apesar da pessoa na sua frente, você está num terminal de autoatendimento.
Tão importante é também a atenção, que deriva da mesma raiz que atender. Quando um cliente entra na sua loja, deveria ter a impressão de que a atenção do vendedor é realmente dele. E isso só acontece se houver pré-ocupação. Pré-ocupar-se significa ocupar-se de alguma coisa antes que ela aconteça. É necessário estar física e psicologicamente preparado para disponibilizar atenção. Gente cansada, distraída, ensimesmada, não atende bem.
Para ter uma equipe que sabe “esticar-se” é preciso investir em recrutamento, seleção, treinamento e motivação. Isso não é tão caro quanto se imagina, e mais barato que a rotatividade de mão de obra, as vendas perdidas e os clientes não fidelizados. Não é algo simples que se resolva na leitura de um texto, nem tão complexo que não tenha solução. Investir nas pessoas que atendem aos seus clientes é investir naquilo que deveria ser a especialidade das lojas físicas: relacionamento interpessoal ou no jargão técnico, atendimento. Sem esse diferencial, fica muito difícil imaginar por que alguém não preferiria fazer suas compras pela internet.


Voltar

Navegação