Um bom motivo!

Uma empresa é como um organismo vivo, é preciso cuidar da saúde de modo completo para alcançarmos os melhores resultados. É preciso que cada setor da empresa, cada funcionário, esteja a fim de trabalhar e arregaçar às mangas pelo trabalho, e ser recompensado por isso. Um erro comum de muitos empresários iniciantes é negligenciar os incentivos aos funcionários, com o objetivo de evitar custos, quando na verdade essas são estratégias para mantê-los mais empenhados no trabalho, e com isso, aumentar a receita. Convidamos o especialista José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching,
para falar mais do assunto.

Você sabe como motivar uma equipe?
A motivação deve estar na essência de todo bom gestor. A lógica é simples: para que os resultados venham, os colaboradores devem estar engajados e ter em comum o mesmo propósito da empresa. Deste modo, tanto a responsabilidade como o mérito pelo sucesso, estão na capacidade que os líderes têm para desenvolverem modelos eficazes de motivação.
A principal questão é: como motivar uma equipe? É certo que os resultados extraordinários não virão em um ambiente organizacional onde os colaboradores estão insatisfeitos, em um ambiente em que não há atenção ao modo de gerir pessoas, sem oportunidades de crescimento, planejamentos de carreira e incentivo salariais.
O desafio é o mesmo tanto para grandes, médias e pequenas empresas: manter a motivação. Embora os objetivos de cada organização possam ser os mais diversos, trabalhar a forma como os colaboradores são estimulados a produzir é essencial em todas as esferas. Líderes motivadores são aqueles que compartilham suas experiências, têm habilidades na gestão de pessoas, foco, comunicação interpessoal efetiva, carisma, iniciativa, discernimento e confiança. Além disso, desenvolvem talentos, identificam e potencializam as competências dos colaboradores, pois também se importam com suas necessidades e buscam oferecer oportunidades de crescimento.
 
Este é o perfil de um Líder Coach, que busca resultados tanto para a empresa quanto para os profissionais que a compõem.
Entretanto, muitos líderes ainda hoje acreditam que a pressão é a melhor forma de estímulo, enquanto o que os colaboradores mais buscam para manterem-se produtivos são novos conhecimentos, experiências e oportunidades para desenvolver suas competências, seus talentos e crescer profissionalmente. Sem esses elementos, nem mesmo abonos salariais são capazes de manter um colaborador numa empresa, pois além de retorno financeiro, os profissionais estão buscando, com seus líderes e empresa, agregar novos conhecimentos e ampliar suas chances de ter uma carreira bem-sucedida.
Assim, é necessário que as organizações busquem preparar e dar aos seus líderes suporte para motivar a nova geração de trabalhadores, oferecendo treinamentos ou formações em Coaching, por exemplo.
Hoje, os colaboradores não estão mais dispostos a esperar muito mais tempo por ascensão, ainda mais se o ambiente organizacional não favorece, e esta é uma tendência do mercado. Sem um líder motivador e preparado para catalisar as necessidades da empresa e dos empregados, não há motivação e consequentemente resultados menos expressivos.
 
A liderança de equipe
Existem vários tipos de lideranças, algumas caracterizadas pelo estilo autoritário, democrático, liberal e atualmente, pelo modelo Coaching, que tem como fundamento a valorização do capital humano. É através do compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores, tanto no aspecto profissional como pessoal, que a liderança Coaching é aplicada. O gestor neste cenário é representado pela figura do Leader Coach, uma vez que este se utiliza das ferramentas, metodologias e técnicas do Coaching, um processo de aceleração de resultados e desenvolvimento humano adotado pelas empresas, para motivar e desenvolver seus profissionais e potencializar ostensivamente os ganhos de sua empresa.
Pense nos principais times mundiais. Imagino que tenha visualizado profissionais de renome, atletas e CEO’s conhecidos e respeitados por suas façanhas e realizações à frente de suas equipes. Tanto no universo dos esportes como no ambiente organizacional a figura do líder é essencial na conquista de grandes resultados. Tornar-se referência não é algo que acontece da noite para o dia, é preciso preparação e muito trabalho. O líder deve buscar continuamente aprimorar suas competências comportamentais, técnicas e emocionais, pois parte deste processo de construção de resultados está estreitamente ligada à forma de Liderança de Equipe, e isso exige saber lidar com diferentes tipos de pessoas.
 
Dica: Vale a pena buscar livros sobre o assunto e procurar conhecer seus funcionários, saber deles o que esperam de você.
O caso é que desenvolver esta competência definirá seu futuro como gestor, e dispor de habilidades na forma de conduzir, compartilhar, acompanhar, delegar, ensinar, dar feedbacks, traçar estratégias e formas de motivação e comunicação que impactam diretamente na produção de seu time será decisivo para o alcance de resultados extraordinários.
 
O Leader Coach no desenvolvimento de equipes
Existem vários tipos de lideranças, algumas caracterizadas pelo estilo autoritário, democrático, liberal e atualmente, pelo modelo Coaching, que tem como fundamento a valorização do capital humano. É através do compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores, tanto no aspecto profissional como pessoal, que a liderança Coaching é aplicada. O gestor neste cenário é representado pela figura do Leader Coach, uma vez que este se utiliza das ferramentas, metodologias e técnicas do Coaching, um processo de aceleração de resultados e desenvolvimento humano adotado pelas empresas, para motivar e desenvolver seus profissionais e potencializar ostensivamente os ganhos de sua empresa.

Um lider coach assume seus erros e busca trabalhar em equipe. Reconhece talentos e incentiva, não só financeiramente, mas com gestos, palavras e ações.
Com esta abordagem mais humanizada, as equipes e seus profissionais sentem-se mais valorizados pelo líder, pois a implantação de uma cultura de Coaching colabora também para a construção de melhores relacionamentos interpessoais, o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva entre líder e liderados, autoconhecimento, eliminação de crenças limitantes, comportamentos sabotadores e, consequentemente, para o crescimento de todos dentro de uma organização.

Os funcionários tendem a repetir o comportamento de seus lideres, se forem bem tratados, a tendência é que tratem bem uns aos outros e, por consequência, atendam melhor seus clientes.
É certo que os líderes são um retrato da cultura organizacional das empresas, uma vez que as lideranças também são escolhidas pela adequação ao ambiente, as ideologias, e por terem a capacidade de alinhar essa cultura no grupo como um todo. Porém, em pleno século XXI, e tendo como colaboradores profissionais pertencentes à geração Y, os líderes que ainda acreditam no modelo do “eu mando e você obedece”, estão com os dias contados. Essa liderança obsoleta está cada vez mais distante do perfil de líderes motivadores, agregadores, estimulantes que as novas gerações de colaboradores necessitam para produzir com qualidade e gerar os resultados esperados pelas organizações onde estão inseridos, uma vez que lideranças ruins são um dos maiores responsáveis pelo turnover (rotatividade de pessoas) nas empresas. Nesse sentido, ter em seus quadros o Líder Coach é hoje, a grande necessidade das empresas, pois este líder une as ferramentas e práticas do Coaching, uma metodologia única e humanista de aceleração de resultados, através do autoconhecimento, desenvolvimento de competências e novas habilidades, no sentido de agregar ao líder atual as qualidades ideais, para que este desempenhe de forma assertiva, seu papel dentro da empresa.
 
O papel do Leader Coach não é aquele que apenas cobra resultados, mas o que também sabe delegar as tarefas, monitorar e conduzi-las, ouvir seus colaboradores, dar feedbacks compartilhar suas experiências e conhecimentos, respeitar as opiniões divergentes, conciliá-las e com isso inspirar e motivar seus liderados no alcance das metas.
 
O Leader Coach busca:
- Inspiração - Seus exemplos e profissionalismo são motivações para os colaboradores.
- Respeitar e ser flexivel - É respeitado por não impor sua liderança e pela flexibilidade ao receber as contribuições dos colaboradores.
- Ouve e Conhece sua equipe - Confia em suas capacidades e sabe delegar e dar os feedback necessários a evolução, aperfeiçoamento e crescimento dos colaboradores.
- Planejador e Estrategista - Visionário, focado, planeja as ações, mensura resultados, analisa e direciona as ações para obtenção de novos resultados, sempre mais rápidos, melhores e com mais qualidade.
- Empreendedor - Por ser informado, sempre traz novas ideias e soluções. Muitas vezes ousado, para tomar iniciativas inovadoras para a empresa.
- Motivador - Não deixa que os liderados percam o foco e a motivação.
- Proativo - Não apenas delega, mas também age.
- Sabe Compartilhar - Divide seus conhecimentos e experiências.
 
Nota-se com todas estas características que um líder que recebeu este aperfeiçoamento, através do coaching, é realmente um líder diferenciado, pois não prioriza apenas os resultados, mas também a qualidade nas relações interpessoais, uma boa comunicação, e vê sempre novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados.
 
O Leader Coach é realmente um inspirador e hoje é dele o papel de agregar de forma sistêmica esse espírito nos resultados da empresa. Tenho certeza de que se você não é ou não tem, vai querer ser ou ter não apenas um, mas vários leader coaches em sua empresa
 
José Roberto Marques
presidente do Instituto Brasileiro de Coaching
Revista Dirigente Lojista


Voltar

Navegação