META E PLANEJAMENTO

Todo mundo quer ter sucesso na vida, traçar metas e alcançar objetivos. Porém, para chegar no objetivo, muita gente esquece que há uma jornada nem sempre tão fácil, e sem planejamento, fica difícil se preparar para vencer as dificuldades que aparecem no dia a dia. Um planejamento bem feito é uma ferramenta administrativa que mostra a viabilidade de um projeto e serve como um guia
de ações para o empresário. 

“Conversando com um empresário sobre planejamento e ação, certa vez, eu disse que prefiro projetos feitos no guardanapo, com boas ideias e sair logo executando, partindo para a parte prática, do que projetos em PowerPoint que demoram a ser executados”, comenta.
Para ele o ideal é não exagerar em nenhum desses extremos. Ele acredita que é necessário se preparar e pensar bem no assunto antes de aplicá-lo, mas focar no que realmente é necessário. Ele conta que muitas pessoas se preocupam mais com a apresentação do projeto, os efeitos que coloca no Power Point do que o conteúdo propriamente dito. Por outro lado, agir de forma precipitada apostando todas as fichas em uma ideia pouco estruturada, pode causar problemas no futuro.
“Até naquele programa ‘O Aprendiz’ tocam nesta mesma tecla há anos e em toda sala de reunião. O melhor é “perder” um pouco mais de tempo para calcular os riscos, saber onde se queria chegar com tal plano. A máxima “quem perde tempo no planejamento, ganha na execução”, se mostra sempre verdadeira, e assim, além de ganhar tempo, evita custos. “Aproveite o momento do planejamento para delegar as funções de cada um, prever intempéries e contratempos, antes de sair correndo do brainstorm (tempestade de ideias)”, orienta Ventura.
Ventura lembra uma pesquisa feita pela universidade de Harward com um grupo de formandos, na qual os pesquisadores perguntaram sobre quais eram suas metas para o futuro. Todos disseram saber bem o que queriam e foram otimistas em suas respostas. Em seguida, os pesquisadores questionaram quantos entre eles tinham escrito suas metas e construído um plano de ação.
Apenas 20% havia realmente elaborado um plano de ação, e os outros 80% tinham rascunhado algo ou apenas mantiveram na mente o que queriam para suas vidas.“Vinte anos depois esta mesma equipe foi atrás destes formandos e foi saber quantos haviam atingidos suas metas”
Ventura comenta que, dos vinte por cento que haviam feito o planejamento mais completo, 90% haviam atingido ou superado suas metas. Dentre os formandos que não haviam elaborado o plano de ações, apenas 5% conseguiram o mesmo.“Acredito que planejar é essencial para conquistar qualquer coisa na vida. Desde fazer uma pequena viagem ou abrir mais uma loja, expandir seu negócio. Por estas e por outras eu criei meu próprio método e hoje quero compartilhar com os leitores”
O método
Baseia-se nos pontos principais para obtenção de qualquer meta que alguém deseje atingir, desde os mais simples, como emagrecer, por exemplo, aos mais complexos, como expandir o negócio, baseado em programação neuroliguística. O importante é saber o que se quer e que, para chegar lá, muitas vezes é necessário sair da zona de conforto. Voltando ao exemplo da perda de peso, para conseguir isso, é preciso sair do ócio, praticar exercícios, mudar os hábitos alimentares, deixar de comer aquelas coisas gostosas com freqüência e fazer algo diferente, nem sempre será confortável, mas os benefícios farão com que valha a pena.
V - de “visualizar” sua meta. Você se vê já realizando o que você quer? Você se vê no estado que deseja estar? Você consegue ver com os próprios olhos sua meta sendo atingida? O planejamento deve começar por aí. Quando digo “ver com os próprios olhos”, quero dizer que você deve ver seu corpo agindo, ou seja, não vendo você fazendo a ação ou conseguindo a meta como se fosse um filme, olhando de fora, mas atuando em primeira pessoa. Caso deseje abrir mais uma loja: você consegue imaginar esta loja funcionado, organizando a vitrine, atendendo clientes, etc? Pense nos detalhes da nova loja. A programação neurolingüística é o estudo no qual este método se baseia, do mesmo modo que pessoas utilizam fotos de modelos para visualizar e imaginar-se naquela situação quando pretendem perder peso, pode ser interessante pegar imagens da sua loja atual, ou exemplos na internet de como gostaria que fosse e se imaginar dentro dela, depois de pronta.
E - de “específico”. Coloque foco na sua meta, procure ser detalhista e o mais específico possível. Por exemplo, sua meta não deve ser simplesmente reformar a loja, ou abrir um novo estabelecimento, mas fazê-lo para aumentar as vendas, melhorar os resultados, atrair mais clientes. Pensar no “como” será feito, se vai ser pintada, pense na cor, se o objetivo é abrir uma nova loja, onde será o novo endereço. Ou seja, não só conquistar algo momentaneamente, mas sempre pensar a longo prazo, imaginar o que deve acontecer depois que a meta for atingida.
N - de “na medida”. Você consegue medir, mensurar que está conseguindo ir ao encontro do seu objetivo? Este é um questionamento importante. Por exemplo, se o objetivo é perder peso, como posso saber se estou emagrecendo? Pesando-se na balança, é obvio. O mesmo ocorre para outros projetos. Se for a compra de uma casa, como saberei se estou indo ao encontro dela? Você já sabe em que bairro vai querer a casa? Quando vai fazer esta pesquisa? Onde vai fazer? Qual o valor? Tudo isso pode ser medido. Sabendo o tamanho necessário da casa, por exemplo, já poderá encontrar informações sobre quanto custará, com isso, consigo verificar a forma como a compra ou aluguel poderá ser feito, por exemplo. Seja qual for seu objetivo você tem que dar um jeito de medir este progresso.

T - de “tempo”. Em quanto tempo este objetivo será realizado? Mesmo que não tenha certeza, é preciso pensar sobre isso. Em quanto tempo gostaria de conquistar este objetivo? Toda meta deve ter um tempo para ser realizada, ainda que depois o tempo previsto precise ser alterado. O que não pode é dilatar o tempo da meta cumprida por ter deixado de fazer suas tarefas programadas.
U - de “urgência”. Qual a urgência e a importância desta meta dentro do meu contexto atual? Todos temos metas e ações já em curso, algumas até inconscientes, como o futebol de toda terça com os amigos, o tempo com os filhos no clube, as aulas noturnas, entre outras coisas. Você provavelmente terá que abrir mão de algumas delas em alguns momentos e se programar para saber o que é prioridade, o que é preciso fazer antes. Ressalto aqui que muitas metas podem ser conquistadas ao mesmo tempo, basta organizar seu tempo.
A - de “amor”. Você terá amor em fazer, realizar esta meta? Você realmente está a fim de fazer isso? Se não estiver apaixonado por ela, realmente a fim de conquistá-la, será mais difícil realizá-la. Feche os olhos e imagine esta meta já acontecendo, visualize novamente depois de planejar bem o que pretende fazer. O que você sente: realização, conquista, vitória, segurança? Pense se vale a pena o esforço. Se a resposta é sim, é hora de finalizar o planejamento e entrar em ação. Se você ama seu objetivo, faça o que programou, sem desculpas, interrupções ou desistências.
R- de “realização”. Agora que você já visualizou seu sonho, sabe as medidas dele e pensou em quanto tempo quer conquistá-lo, pense em como você vai realizar esta meta. A meta de emagrecer, por exemplo: Vou comer menos e entrar em uma academia. Existem mil maneiras. Terá que ajustar a meta final com pequenas metas para adequá-la ao tempo, por exemplo, se o objetivo é levantar 15 mil reais, em 10 meses, será preciso poupar R$1.500,00 por mês, por exemplo. E, então, pensar de que forma fazer isso. Será preciso cortar custos supérfluos? Será preciso aumentar as formas de ganho de alguma forma? Enfim, como essa meta será alcançada? Quanto mais você quebrar suas ações e metas em ações e metas menores e visualizá-las no dia a dia, melhor!
Por Ricardo Ventura
Consultor de negócios
Revista Dirigente Lojista


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