FAÇA DA SUA EMPRESA UM AMBIENTE SAUDÁVEL E HARMONIOSO

Conflitos interpessoais como falta de gentileza e polidez no trato profissional acarretam custos elevados para as empresas, porque prejudica a imagem organizacional,  além de comprometer o relacionamento interno e externo. Isto ocorre porque a falta de cortesia faz com que as pessoas se sintam mal, refletindo de alguma forma entre os colegas de trabalho, clientes, fornecedores e terceiros. Problemas internos com o chefe, na exposição inadequada de idéias e opiniões, por exemplo, geram mal estar, tensão e instabilidade na empresa. O mesmo também ocorre quando há conflitos entre colegas de trabalho. Tais comportamentos minam os relacionamentos e afetam a produtividade, pois atrapalham a execução de atividades e diminuem a autoestima. Neste momento, o gestor e/ou gerente são fundamentais no processo de identificação e tratamento de conflitos. Mesmo porque a maioria dos conflitos encontra-se camuflados e só poderão ser identificados através de minuciosa observação de comportamentos e ações praticadas, além do acompanhamento dos resultados da equipe. É papel do gestor, administrar conflitos e fazer com que o clima organizacional seja agradável. As ações dos gestores são sempre um exemplo para seus colaboradores, por isso, saber falar e tratar de forma cortês seus subordinados incentiva bons hábitos.
O bom relacionamento entre o gestor e o colaborador ajuda no desenvolvimento da empresa, pois, se bem assistido em suas particularidades, o colaborador sente-se estimulado, produzindo mais e com qualidade, atingindo suas metas de forma eficaz. Assim, as empresas deverão sanar seus conflitos internos o quanto antes, a fim de que o clima do trabalho não seja afetado e seus efeitos minimizados. O gestor não é o único responsável pelo processo, há de se desenvolver na empresa uma mentalidade grupal, onde a mesma terá que valorizar e mostrar para seus funcionários o quanto é importante manter um bom ambiente organizacional, fazendo com que cada um procure ajudar o outro, extinguindo ações individualizadas. Todos precisam estar envolvidos neste processo, pois somente a partir desta postura que poderemos resolver este tipo de problema. Portanto, dizer  “BOM DIA!”, é um ótimo antídoto para desarmar qualquer ambiente negativo.

Michelle garofalo ronzani Recursos Humanos Sindicomércio - JF


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