RECEITA PARA VENDER MAIS E MELHOR

“Além de buscar a diferenciação nos produtos, os consumidores procuram, cada vez mais, fatores que são intangíveis como atendimento, ambiente, entre outros.”

Conhecer o consumidor nos dias de hoje vai além de apenas fornecer o mix de produtos lançados no mercado a cada ano. É necessário desenvolver estratégias específicas observando o comportamento de compra associado às especificidades socioculturais de determinadas regiões.
As crenças e valores que formam a identidade do ser humano são construídos em função do meio no qual ele está inserido. Portanto, há um processo em que a afirmação das identidades e as diferenças regionais nos dias de hoje impactam diretamente a relação do consumidor com o mercado, uma vez que essas são variáveis que influenciam cada vez mais os hábitos de consumo no que diz respeito ao comportamento de compra.
Estudar o consumo e o comportamento de compra à luz da antropologia e da sociologia é a melhor maneira de compreender a cultura de uma população. O mercado, então, dá sinais de que conhecer o comportamento de compra e os hábitos de consumo está relacionado diretamente com a afirmação de identidades, tendências globais e, sobretudo, de valores e crenças.
Vivemos em uma sociedade global, responsável por um processo de massificação cultural, todavia, observam-se movimentos de afirmação de identidades regionais que estão no cerne de fenômenos que vão desde conflitos de cunho separatista até a necessidade de pertencimento social (nacional, regional e de tribos). Portanto, cabe analisar esse fenômeno no mercado em que cada vez mais existe a necessidade de atender ao consumidor, que, apesar de viver conectado com o mundo, não despreza a sua identidade regional, e ela é determinante no seu comportamento de compra.
A cada dia há maior demanda dos consumidores por produtos customizados e objetos exclusivos com design diferenciado. Além de buscar a diferenciação nos produtos, os consumidores procuram, cada vez mais, fatores que são intangíveis como atendimento, ambiente, entre outros. Cabe, então, a seguinte reflexão: de que modo esse fenômeno pode ser compreendido e o resultado dessa compreensão aplicado em estratégias de mercado? Há algumas pistas. Hoje em dia vemos produtos serem adaptados para públicos específicos ou para atender determinadas regiões, o que sociologicamente é chamado de comunidades simbólicas ou, na linguagem do mercado, segmentos ou nichos. Empresas treinam seus colaboradores e adequam os layouts de suas lojas de acordo com a região em que pretendem se instalar. É preciso o entendimento dos consumidores locais no que diz respeito aos valores e modos de consumo para elaborar uma estratégia direcionada.
Assim, a compreensão desses comportamentos juntamente com a visão de mercado apurada é que transformarão essas conclusões em oportunidades.
Cada vez mais, o mercado busca desvendar tendências de modo a desenvolver produtos e descobrir os pormenores de como o consumidor os utiliza em diferentes regiões, em suma, decifrar códigos para atender satisfatoriamente determinados nichos de mercado. Ao compreender a relação dos valores culturais com o consumo e o comportamento de compra entendem-se as necessidades específicas dos diferentes nichos e, assim, é possível desenvolver estratégias que se comuniquem da melhor maneira.
Uma sociedade não pode ser tratada como um monólito. Apesar de a camada que a envolve ser única, uma série de sutilezas faz com que exista diversidade e abranja mercados específicos. A partir daí nota-se como os padrões se diferem, se complementam e se justificam nas interações sociais, na moda, lazer, entre outros. Há de se estar atento a isso e provocar no consumidor a sensação de pertencimento, de que ele está sendo ouvido.


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