LÍDERES DEVEM DESENVOLVER PESSOAS

 Colaboradores motivados tornam-se alavancas para a gestão de qualidade

No livro “As 21 irrefutáveis Leis da Liderança” John Maxwell apresenta exemplos de líderes de diferentes países, personalidades e ramos profissionais. Porém, há alguns traços em comum a todos eles: a capacidade de desenvolver as pessoas da equipe, tomar decisões com base no diálogo e ser reconhecido pelo carisma e o potencial empreendedor. Esses são traços que as diretorias das corporações querem em seus times, conforme salienta o assessor técnico da diretoria do Sistema, Marcelo Simão Ferreira.
O assessor, que tem 15 anos de experiência na área de Recursos Humanos, conta que os programas de desenvolvimento fazem parte das estratégias desta gestão do Sistema e contempla desde cursos com a Milta Rocha Consultoria, em Belo Horizonte, a treinamentos no exterior. Esses treinamentos têm como foco a excelência na prestação de serviços das equipes e desenvolvimento dos líderes. “O objetivo será sempre focar nas posições que alavancam o negócio, ações que demandam esforço e comprometimento de todo o time de colaboradores e não somente dos gestores de uma empresa”, explica Marcelo.
John Maxwell afirma que os líderes que desenvolvem outros líderes multiplicam o seu crescimento. “Tornar-se um líder que desenvolve líderes é algo que exige enfoque e atitude totalmente diferentes daqueles que desenvolvem subordinados.” Ao desenvolver os colaboradores, o líder motiva a equipe e, com isso, melhora a prestação do serviço, o que garante a satisfação dos clientes e o sucesso da empresa. É o efeito cascata de forma positiva.

O que fazem as lideranças que desenvolvem líderes
– Fazem cronogramas com equipes, compartilham informações e acompanham os trabalhos.
– Concentram-se nos pontos fortes.
– Tratam os seus colaboradores como pessoas diferenciadas.
– Delegam poder.
– Investem tempo nos outros.
– Influenciam até mesmo as pessoas distantes delas.

Apostando nos talentos
“Os gestores e empresários começam a entender que, para uma organização se desenvolver e conquistar espaço no mundo corporativo, a participação de seus funcionários no processo de crescimento é fundamental. Pois é a partir dos colaboradores que surgem ideias, sugestões, soluções e críticas para a melhoria na qualidade do trabalho.” A afirmação é da psicóloga Júlia Ramalho Pinto, especialista em trabalhos com líderes coach.
Júlia defende ações simples como fórmula de sucesso na gestão de pessoas. “O que torna uma pessoa ótima líder é a capacidade de ouvir a equipe”, destaca. De acordo com a psicóloga, no processo de gestão 20% são destinados às ações básicas, como reuniões em equipe, planejamento com metas e cronogramas bem definidos. Já os outros 80% se relacionam à capacidade de liderar o capital humano. “No momento em que fazemos as análises individuais, por meio do coaching, por exemplo, poderemos ouvir mais e agir.
O líder pode perceber que a insatisfação de um colaborador se deve ao fato de ele estar na função errada e que a mudança de cargo poderá melhorar a produtividade, a satisfação e a motivação do profissional com o trabalho”, conta Júlia.
A mesma opinião é compartilhada pelo assessor Marcelo Simão ao explicar que uma estratégia bastante eficaz é a criação de um canal de comunicação oficial entre empresa e colaborador. “Várias empresas mundiais criaram oportunidades por meio de dificuldades ou ideias dos colaboradores; assim, mais uma vez, o colaborador não só se sentirá participativo como realmente fará parte da empresa”, explica.
A diretora de Capital Humano (CH) da Seculus, Lílian Pessoa, apostou em treinamentos com líderes. “No momento em que os líderes se preocupam com o impacto de suas ações, com a comunicação mais efetiva, com o desenvolvimento das pessoas que estão em sua equipe e com a importância de não negligenciar conflitos ou problemas em suas áreas, os colaboradores se apoderam da responsabilidade a eles confiadas”, completa a diretora.


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