ACHOU ESTRANHO? NÃO ABRA!

Quem nunca recebeu um e-mail supostamente de um banco, com um link para regularizar sua situação no internet banking? Ou informando que seu nome está no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)? Ou a correspondência de algum conhecido insinuando ter fotos comprometedoras suas no anexo? E quem nunca se viu tentado a clicar em algum desses links ou baixar algum desses anexos?

Como em todas as esferas da vida, a online também é cheia de armadilhas, que podem trazer inúmeras consequências. Abrir um anexo suspeito, por exemplo, pode deixar seu computador vulnerável a pessoas mal-intencionadas, que acessam seus dados para roubar ou para compartilhar na internet. Isso sem contar a disseminação dos vírus, que danificam a memoria e os programas instalados na máquina.

Por isso, é fundamental ser cauteloso ao abrir um link ou anexo suspeito, seja no computador que você utiliza no trabalho, se no seu pessoal. No caso do e-mail e do computador institucionais, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a rede das empresas costuma conter informações importantes, estratégicas e sigilosas, que não podem cair em mãos erradas. Isso sem contar o prejuízo para as empresas, com reconfigurações e até substituições das máquinas.

Mas como evitar cair em golpes de links e anexos suspeitos? Antes de mais nada, verifique o remetente. Se for uma pessoa conhecida, verifique se o anexo é coerente com o que ela está enviando. Se não, exclua a correspondência sem abrir o arquivo. Caso não conheça o remetente, ou seja, algo de um suposto de banco, da Receita Federal ou de cadastro no SPC, por exemplo, fique atento! Esses órgãos não têm por hábito comunicar-se com seus clientes via e-mail.

Se, contudo, você quiser verificar a idoneidade da mensagem, passe o mouse sobre o link, sem clicar, e verifique no rodapé da tela se o endereço indicado é realmente o do site da organização. Links confusos e que não direcionam aos sites das respectivas empresas não devem ser acessados. Procure pesquisar também no Google, por exemplo, informações a respeito do e-mail enviado, pelo conteúdo da mensagem. E, para evitar ainda mais transtornos, nunca se esqueça de manter atualizado o antivírus do computador e seu sistema operacional.


Voltar

Navegação