É hora de planejar

Faz parte da rotina das empresas contabilizarem seus resultados ao final do ano. Oportunidade também para diagnosticar falhas e traçar metas para o futuro. Para a coordenadora da Faculdade de Economia da UFJF, a professora Maria Isabel da Silva Azevedo Alvim, o mercado está propício para o crescimento em todas as atividades, devido à estabilidade econômica do país. “Estamos vivendo um momento em que todos podem conquistar seu espaço no mercado. Existe demanda para isso, entretanto é preciso planejar”, afirma.
Essa visão otimista é fundamentada nos resultados esperados pelas consecutivas reduções de juros. “Acredito que teremos efeitos mais significativos até março de 2013”. Outra dica dada pela economista é buscar informações do mercado. “O mundo hoje não permite pessoas e/ou empresas desinformadas. Para definir metas é preciso considerar todo o contexto em que a empresa está inserida, bem como estabelecer o tempo para atingir os objetivos. É bom l
embrar que quem planeja também pode fracassar, caso não acompanhe de perto todo o processo”.

Começando o ano com o pé direito
Quem não quer começar janeiro “no vermelho” também precisa se planejar. Afinal dezembro é mês de festas e compras natal. Por mais que o 13° salário ajude no pagamento das contas, se os gastos não forem planejados, ele não dura muito. É comum as pessoas gastarem esse pagamento antes mesmo de recebê-lo. Assim, fica difícil sobrar algum dinheiro para o pagamento das contas extras de janeiro como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, sem esquecer a tão esperada férias. Se você ainda não fez as contas, é hora de começar. Avalie as prioridades, parcele somente o necessário. Afinal, jogar as contas para frente não resolverá o problema. Quem paga à vista tem desconto e isso pode gerar uma boa economia.


Voltar

Navegação