ASSESSORIA - COMUNICAÇÃO

Conhecendo e valorizando o público interno

“Funcionário bom, é funcionário motivado”. Afirmação, que trata do relacionamento dos funcionários com a empresa para qual trabalham, não é mero jargão. Significa que o colaborador que se sente bem no ambiente de trabalho, comprovadamente, é mais produtivo e eficiente em suas atribuições. Muitas pessoas, entretanto, acreditam que apenas salário e bom relacionamento com os superiores são, por exemplo, os únicos fatores capazes de fazer um funcionário motivado no trabalho. E exatamente por esse motivo, essas pessoas não acreditam ou desconhecem o poder da comunicação interna nas organizações.
Mas afinal, o que é Comunicação Interna? Entende-se por Comunicação Interna o esforço de uma empresa, órgão ou entidade em estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção da empresa com os diferentes públicos internos e entre os próprios elementos que os integram.
Esse movimento de diálogo entre os colaboradores de uma instituição, amplia a visão do funcionário, dando-lhe o conhecimento sistêmico da atuação de sua empresa e, principalmente, contribuindo para que este tenha noções claras de como seu trabalho pode colaborar diretamente para o sucesso da entidade.
 
Benefícios da Comunicação Interna
- Evita a ‘rádio peão’, conversas improdutivas e tantas informações distorcidas que acabam por contribuir para um clima de incerteza entre os funcionários;
- Os colaboradores têm a segurança de conversarem com seus gestores para apresentar sugestões e propostas inovadoras que agregam valor e diferencial ao negócio;
- A boa comunicação interna não exige obrigatoriamente grandes investimentos, pois pode ocorrer por meio do diálogo aberto entre líderes e equipes;
- Esse movimento contribui para que os profissionais desenvolvam competências comportamentais tão valorizadas em um mercado competitivo;
- Informações oficiais e periódicas sobre a atuação da empresa, e outras como datas comemorativas, mudanças de turno, datas de reuniões, solicitações podem ser divulgadas nos veículos destinados à comunicação interna.


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