Os desafios da gestão empresarial

Tempos modernos ... o cenário da “Nova Era” empresarial está baseada nas transformações dos negócios, na capacidade de inovação, na estruturação dos desenhos e modelos organizacionais eficazes, na definição de estratégias a serem implementadas no mercado e na capacitação profissional. Assim é o “Mundo da Competitividade”, um mundo que leva-nos a (re)pensar diariamente as ações e posições, as táticas e até mesmo, as mágicas a serem executadas nas empresas.

Com o objetivo de apresentar um panorama do novo mercado, a Harvard Business Administration divulgou um estudo intitulado Evolução dos Modelos de Administração, onde apresenta-nos cenários possíveis de posicionamento das empresas. A pergunta crucial é a seguinte: em qual modelo nossa empresa está inserida?

De acordo com o estudo, as empresas do passado são caracterizadas pelo modelo da hierarquia piramidal, pela existência de muitos funcionários – pessoas que fazem somente uma função, pela figura do gerente no topo da pirâmide, pelo excesso de burocracia e dificuldade de comunicação intrasetorial. Neste modelo, a palavra de ordem é esforço e a preocupação maior dos funcionários é com o cumprimento da sua tarefa, com o “bater o ponto” e com o “peso” do seu cargo no crachá.

Por outro lado, as empresas que estão focadas no presente soa mais horizontalizadas, ou seja, possuem menos níveis hierárquicos – o que agiliza os processos e facilita a comunicação interna, o principal gestor da empresa executa o papel de líder e os funcionários executam mais de uma função nas corporações – por isso soa chamados de multifuncionais ou colaboradores. A palavra de ordem da empresa do presente é resultado e para o atingimento das metas é preciso trabalhar em equipe e fazer com que os colaboradores percebam sua importância e responsabilidade dentro da corporação.

A grande transformação das empresas está no entendimento e na incorporação do modelo do presente. Na verdade, parte das empresas já começaram suas mudanças e adaptações aos novos contextos do mercado, entretanto as mudanças precisam ser mais profundas e atingir também com os desenhos organizacionais e as pessoas envolvidas na empresa. Não existe possibilidade de recuar, mas existem diversos caminhos que podem ser seguidos para a implementação de inovações nas empresas. O caminho é longo, árduo e difícil. O que precisamos recuperar é o tempo perdido!


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