O que muda com as reducoes da Selic?

O comércio varejista, atacadista e o setor de serviços estão otimistas com a política do Banco Central de reduzir os juros. Somente nos últimos 12 meses, a taxa Selic caiu de 12% para 7,5%.

Mas o que é a Selic?

A Selic (Sistema Especial de LIquidacao e de Custódia) é a taxa de juros mais importante da economia, porque serve como referencia para as demais taxas. Ela é responsável por dar liquidez aos títulos públicos.

AS sucessivas quedas da taxa Selic representam menos impostos, juros mais baixos e crédito mais barato, que por sua vez estimula o consumo, movimenta o mercado, gera empregos e, consequentemente, aumenta a renda das famílias. Portanto, é possível perceber efeitos positivos ao longo de toda a cadeia produtiva.

Segundo o gerente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, Rodolfo Buettel, as reduções da taxa Selic apresentaram excelentes resultados: “De maio a agosto, o volume de operações de crédito aumentou 44%. Dos 220 bilhões concedidos, 30% foram para as micro e pequenas empresas. A expectativa é chegar aos 500 bilhões até o final deste ano.”

Mas, tenha cautela! “Só pegue dinheiro emprestado se houver necessidade. O crédito é fundamental para o crescimento, porém é preciso avaliar os custos”, defende o economista Fernando Agra. Veja as dicas:

Avalie sua necessidade. Tenha certeza que este é um momento oportuno.

Compare as condições oferecidas pelas instituições financeiras.

Tenha clareza dos custos do crédito, ou seja, quanto eu vou pagar?

Tome cuidado com serviços adicionais e a venda casada de produtos.

Examine a relação Custo X Benefício

A gestão financeira aliada ao planejamento ainda é a melhor opção para aproveitar as oportunidades, sem correr o risco de endividamento.

 


Voltar

Navegação