TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

De acordo com a nova visão estratégica de negócio, as pessoas são o principal “bem” da empresa. Isso significa que a organização que investe em treinamento e qualificação profissional é diferenciada no mercado. O empresário precisa estar atento as mudanças internas e externas, para descobrir as competências necessárias ao seu negócio.

“O treinamento é a oportunidade para o colaborador conhecer e se alinhar os objetivos da empresa. Porém, não vejo esse tipo de iniciativa no setor do comércio. O que acontece, ainda de forma muito tímida, é a procura dos empresários por qualificação”, afirma o sócio-proprietário da Nova Prolink, Frederico Rocha de Araújo. Ele acredita que esta área de treinamento e qualificação profissional está crescendo, principalmente, porque as empresas estão com dificuldades para encontrar profissionais qualificados no mercado, ficando a cargo de cada uma capacitar seus próprios funcionários.

Para o diretor de Escola do Senac-JF, André Luiz de Carvalho, o exemplo e o incentivo têm de vir do empresário. “Ele é o agente de mudança. O colaborador é o reflexo do seu líder. Não adianta o funcionário buscar qualificação, se o empregador não estiver disposto a ouvi-lo”. Contudo, ele acrescenta: “O processo seletivo é determinante. O empresário precisa exigir o conhecimento e as habilidades necessárias, pois um funcionário qualificado é garantia de um bom trabalho, e por consequência, resultados. Mas, é claro, que este profissional precisa ser bem remunerado, afinal, o que é raro, também é mais caro!”

É fundamental destacar que as relações de trabalho são vias de mão dupla. Profissionais desqualificados já encontram dificuldades para se inserir no mercado. “O movimento, a busca por aprendizado é facilmente reconhecido e valorizado pelos selecionadores. É preciso se aperfeiçoar”, afirma a consultora de RH, Patrícia Maia. A supervisora do departamento pessoal de Faculdade Machado Sobrinho, Marly Miranda acrescenta: “Para atender as expectativas do mercado uma formação de qualidade, aliada ao esforço e dedicação são essenciais na conquista do primeiro emprego”.

O professor de Gestão de Pessoas, José Geraldo de Mendonca, não acredita na falta de oportunidades. “O profissional deve correr atrás de seu futuro. Existem diversas palestras, cursos, seminários e ventos gratuitos que proporcionam o aperfeiçoamento contínuo”, defende.

Desde modo, quanto maior a qualificação do empregador e empregado, maiores as chances de sucesso e resultado.


Voltar

Navegação