GESTÃO DE PESSOAS: O NOVO CONCEITO DE RH

Existem diversos tipos de organizações com diferentes visões e metas. A empresa é resultado do trabalho de seus colaboradores. Mas, com alinhar os objetivos organizacionais aos individuais? Esse é o papel do departamento de Recursos Humanos (RH), que além de suas funções operacionais e burocráticas, também é responsável pela Gestão de Pessoas.

Apesar de limitados, diversos estudos indicam uma nova tendência para este setor, o RH Estratégico. Para o professor de Gestão de Pessoas da Universidade Salgado Filho (Universo), José Geraldo de Mendonça, “O RH Estratégico pode ser encontrado dentro das empresas inovadoras, porque seu resultado é um diferencial competitivo no mercado. Sua missão é buscar e reter talentos, porem o maior desafio é conquistar o comprometimento e envolvimento dos colaboradores”, acrescenta.

Para a professora e consultora de RH, Patrícia Maia, “a maior dificuldade é situar o papel dos profissionais de RH dentro da organização. A empresa que deseja crescer carece de colaboradores que demonstrem esse mesmo objetivo. A seleção de candidatos precisa avaliar os conhecimentos e habilidades, mas, principalmente, as atitudes”.

Contudo, nem todas as empresas possuem um departamento de HR. nas micro e pequenas empresas, por exemplo, esse papel é desenvolvido pelo próprio empresário. Neste caso, como avaliar?

Patrícia aconselha:

- Conheça profundamente seu negócio;

- Defina objetivos e metas;

- Dimensione o volume e as características do trabalho;

Pelo currículo, selecione os candidatos que apresentem os conhecimentos e as habilidades necessárias;

Na entrevista individual e/ou coletiva, avalie seus comportamentos e atitudes.

Assim, o trabalho do RH é contribuir para a mudança da gestão a partir do relacionamento entre os colaboradores.


Voltar

Navegação