O USO EFICAZ DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

A contratação de um serviço de Consultoria Organizacional requer respostas a algumas questões prévias para que os resultados sejam satisfatórios, estabele- cendo-se de início a razão pela qual a empresa quer contratar o serviço. Antes de tudo, é importante verificar se, dentro da própria empresa, não existem pessoas capacitadas, informa- ções, tempo e recursos que possam re- solver o problema. A Consultoria ex- terna é uma ferramenta eficiente, mas, antes de escolher, é importante conhe- cer o trabalho de algumas empresas do setor, questionar clientes anteriores e os resultados obtidos. Aliás, ir além, verificar o porte, as características e a reputação dos clientes apresentados como referência, inclusive entrando em contato. No caso de consultores independentes, é necessário prestar atenção ao tempo de atuação do profissional no merca- do, o que permitirá uma melhor análise quanto ao risco desse profissional voltar a trabalhar como empregado novamen- te, antes do final do projeto. Se necessário, verifique se a empresa e/ou o consultor não trabalha com a concorrência, pois ele pode ter acesso a documentos sigilosos; essa situação pode ser solucionada com um compro- misso, por escrito, da não divulgação dos dados. Feita a escolha da empresa ou do profissional consultor, o passo seguinte é a proposta de trabalho. Ler bem os termos e pedir detalhes, levam a um melhor entendimento do proble- ma. Verifique qual é o código de ética que a consultoria segue e estabeleça um elo com o consultor. Um item importante dos projetos de consultoria que muitas vezes é deixa- do em segundo plano: a continuidade. Por isso, é necessário exigir garantias de que, após a conclusão do projeto, haverá continuidade com autonomia. Assim, a empresa não dependerá do consultor, tendo condição de autos- sustentação. A metodologia para isto deve ser adequada. O controle das decisões deve estar sem- pre na mão da empresa contratante, ou seja, de quem entende do negócio em questão; para isso é importante estabe- lecer pontos de controle, definir as fases da consultoria e, também, como e quan- do o serviço termina. Acompanhar de perto o andamento dos trabalhos e controlar a metodo- logia e os resultados obtidos é outra tarefa que deve ser exercida pela em- presa contratante. Não fique aguar- dando que os consultores façam tudo por você, isto é fundamental para o sucesso do projeto. Porém o que define mesmo resulta- dos efetivos de um serviço de Con- sultoria Organizacional é o desejo ou a real necessidade de mudança da empresa, a mola propulsora para que a empresa busque uma Consultoria e esteja disposta a ouvir o que ela tem a dizer. [a] . por Eduardo Rocha . CMC – Certified Management Consultant . Diretor da dsg Consultoria –  www.dsgconsult.com.br . Conselheiro do IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização  www.ibco.org.br


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