A realidade do Marketing Digital nas empresas

O marketing digital é realidade nas empresas e para as pessoas. E dentro das suas inúmeras modalidades, como a otimização de site, os links patrocinados e as campanhas em redes sociais, se consolidam como as melhores maneiras de vender e comprar produtos e serviços entre as empresas. Isso porque a Internet representa a democratização das informações de negócios, ou seja, qualquer empresa pode trabalhar eficientemente o marketing digital para divulgar seus produtos e serviços na web, desde uma micro-empresa até uma multinacional. Mas apesar de todas as demonstrações que o mercado tem exposto, muitas empresas ainda não conseguiram visualizar quais são os verdadeiros benefícios existentes nas transações online. O importante é pensar o porquê de o marketing digital estar se consolidando dia-a-dia nas transações comerciais entre as empresas de pequeno, médio e grande porte. Os executivos da era do marketing digital precisam desenvolver um novo modo de pensar, a fim de traduzirem suas empresas para uma linguagem universal online objetivando não só se diferenciar, mas sobreviver. Há algumas décadas, uma tendência de mercado poderia demorar anos para acontecer, porém hoje, pelo avanço da tecnologia, essas tendências acontecem da noite para o dia. O objetivo do planejamento de uma estratégia de marketing digital deve ser baseado na busca de resultados, pois existem várias ferramentas de análise de resultados que descrevem e estabelecem relação entre a influência da estratégia usada, e as vendas das empresas. Antes de qualquer planejamento estratégico, a análise dos aspectos legais é fundamental para que o desenvolvimento do projeto não seja interrompido ou abortado pela não conformidade com a legislação vigente, principalmente pelo fato de o marketing digital e do e-commerce brasileiro possuírem uma lei específica para a sua regulação.

Estratégias de marketing digital A formulação da estratégia de marketing digital não se distancia muito da estratégia off-line, pois pode ser baseada nos quatro "P"s do marketing (MACCARTHY, 1960): - Produto Qual é o produto/serviço a ser comercializado e tudo que envolve a sua produção, bem como os seus diferenciais. - Preço Quais são o custo do produto/serviço, sua competitividade e formas de pagamento. - Praça Onde e como o produto/serviço será distribuído. Se existe uma logística adequada e eficiente para a sua distribuição. - Promoção Como será feita a divulgação e a venda do produto/serviço para o mercado. Pode-se dizer que é o marketing digital em todos os aspectos.

"Como todos sabem, a era digital chegou para ficar, e fugir disso, é perder tempo e dinheiro"

José Rubens Oliva Rodrigues Diretor da franquia Guia-se - Negócios pela Internet


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