LOJISTA UNIDO, COMÉRCIO FORTE!

Você participa da sua CDL?

50% Das palestras que ministro por esse Brasil são para o comércio varejista. Conversando com os presidentes das cdls a queixa mais comum que escuto é sobre a desunião da classe dos lojistas. É uma grande dificuldade de se reunir os lojistas para um encontro e discutir as questões referentes ao comércio da cidade. Se não der um jantar gratuito não aparece ninguém. Para muitos, mesmo com um jantar não aparecem. Percebo isso também nas palestras. A maioria compra os ingressos para a equipe, mas eles não participam. Não participando, não ouvem idéias novas e acabam não aceitando as sugestões que a equipe traz dessas palestras e muitos nem cobram
Da equipe sobre o que foi falado nas palestras. Muitas vezes até ouço dos funcionários que era o dono que deveria estar nas palestras, pois é ele que tranca as mudanças necessárias para se vender mais. O tema é que não há como se construir um comércio forte numa cidade, sem a união da classe lojista. Problemas como mau atendimento, mão de obra, treinamento, inovação, criatividade afetam a todos e a solução deve ser construída e adotada por todos. Quando uma loja atende mal, afeta a imagem de todo o comércio da cidade. Estive a convite da cdl numa cidade de 50 mil habitantes para ministrar uma palestra pela manhã para os lojistas e a noite para os funcionários.
Por que os lojistas não participam dos encontros promovidos pelas cdls? Vou citar alguns pontos. Visão errada sobre concorrência. Quem é o seu concorrente? O seu concorrente não é o seu colega lojista do lado, mas é a cidade mais próxima onde tem um comércio mais forte, é a internet. Pare de olhar seu vizinho como concorrente e se una a ele para fortalecer o comércio da sua cidade. Você não irá perder, só irá ganhar. Visão individualista. Ninguém cresce só. Precisamos do outro para crescer. Não basta sua loja estar bem, é preciso ajudar a criar uma cultura forte na sua cidade. Há problemas que só se resolvem com união. Sobretudo as questões políticas. Juntos somos fortes. Se você é um bom administrador, não tenha medo de participar e ajudar os outros. A cidade crescendo você cresce mais ainda. Criticar E não ajudar. Existe lojista que adora jogar pedra e criticar a sua entidade, mas não se dispõe a ajudar a construir. Tem muito mais pessoas para comer o bolo, do que para ajudar fazer o bolo. Dispor de tempo. Quem trabalha demais diz o velho ditado, não tem tempo para ganhar dinheiro. As melhores idéias você as obtém fora da loja, num encontro, num congresso, numa palestra, numa caminhada. Se você não pode se ausentar da sua loja nem um minuto é porque algo esta errado. Você é muito centralizador. Finalizando: você É um lojista que participa ou só critica? Una-se a seu cdl. Ajude a construir uma entidade atuante na sua cidade que você só tem a ganhar com isso. Lojista unido, comércio forte. Reflita sobre isso.
O tema para trabalhar com os lojistas foi a importância do treinamento das equipes com isso iriamos criar no lojista uma cultura de bom atendimento e fidelização dos clientes. A cdl estava lançando um belo programa de treinamento para os lojistas e para os vendedores e os lojistas deveriam apoiar esse programa e participarem juntos. No encontro para os lojistas estava praticamente vazio, apenas 22 participantes, a noite estava lotado... De funcionários. O que me preocupou mais ainda é que essa cidade fica distante 40 km de uma cidade com 700 mil habitantes e o que acontece ?. Tem um comércio muito forte. Lojistas desunido, comércio fraco e a culpa não é da crise e nem do governo, dos próprios lojistas
Prof. Adroaldo Lamaison
Palestrante sobre vendas, atendimento, motivação e liderança www.Adroaldolamaison.Com.Br


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