O MARKETING DO SORRISO

Atualmente, o consumidor brasileiro é o mais importante protagonista da economia brasileira, afinal, ele tem o poder de compra. A estabilidade econômica e o crescimento das classes C e D movimentam as estratégias de marketing do mundo varejista. Muito já foi explorado sobre este tema. É o segmento que mais cresce e importantes marcas figuram entre as maiores empresas do mundo!

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para compartilhar pensamento e provocar reflexão sobre as dificuldades que as empresas encontram em realizar marketing.

O consumidor é abordado por criativas campanhas online e off-line, que motivam e despertam o desejo de comprar. Muitas vezes, ao abrir uma importante revista semanal da sua cidade é possível identificar anúncios desenvolvidos pelos melhores talentos publicitários do nosso mercado. Campanhas super bem feitas que estão presentes não apenas nas revistas, mas também na TV e na mídia online. Os anunciantes investem alto valor para chegar até o seu público e mostrar que vale a pena comprar seus produtos ou serviços. Esse é o caminho tradicional do marketing de varejo realizado há muitos anos.

Sinceramente, acho tudo isso obsoleto. Na minha modesta experiência profissional, se eu tivesse que resumir o que é marketing, diria que é SORRISO NO ROSTO! De nada adianta todo este investimento nos diversos canais de comunicação, se quando o consumidor chega à loja, o vendedor está de mal humor. Quantas vezes você, leitor, se deparou com este tipo de situação? Essa situação é constante! Neste caso, afirmo que todo investimento para conquistar e levar o cliente até o ponto de venda foi desperdiçado.

Passa ano, entra ano e nada muda neste sentido. O consumidor brasileiro mudou muito, e a cada dia exige novas experiências do mercado em diversos setores. O perfil do cliente, hoje, exige personalização, qualidade e, principalmente, algo que está esquecido e deixado de lado pelos comerciantes: Muita atenção e carinho. Um setor que se atentou  para este “recado” foi o de padarias paulistas, que a cada dia melhoram seus produtos e o nível de atendimento. O sorriso no rosto é a melhor estratégia de marketing do mundo atual! Entre o ditado “Quem tem boca vai a Roma!” prefiro “Quem tem um sorriso dá a volta ao mundo!”. E nesta afirmação está o desafio dos formadores de opinião do marketing, que é manter a alegria de vender e atender bem seus consumidores. Eu, particularmente, não acredito mais nas grandes campanhas publicitárias, se as marcas não investem o mínimo para motivar o sorriso tanto do seu consumidor como dos seus colaboradores.

Outro dia me hospedei no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, e devo aqui parabenizar os profissionais de marketing de plantão deste espaço, pois realmente implementam a estratégia que tanto eu como muitos outros, tanto valorizamos: simpatia e expressão de alegria! Cheguei ao Hotel e o funcionário do estacionamento perguntou o meu nome e da minha filha, a Nina, de sete meses. Quando cheguei ao quarto havia uma pequena lembrança para ela! Perguntei no jantar para o gerente geral do restaurante, o Rogério, o que era feito internamente para oferecer uma excelência vinda de todos os colaboradores em diferentes momentos e ele me respondeu: “Aqui só trabalha quem ama a profissão e é feliz!”. Esta analogia que destaquei é interessante, porque não adianta um impecável site, uma linda campanha de mídia na revista mais importante, um cartão de visita criativo ou uma bela recepção, por exemplo, se as pessoas que constroem a sua marca não são felizes. Outro dia estava conversando com um amigo e lembrei da minha primeira visita ao McDonalds. Lembrei-me do slogan que você precisava cantar na frente do caixa e caso o sanduíche não chegasse até o final da música o consumidor ganhava outro... Lembra?!?! Estratégia superinteligente, pois a rede havia acabado de chegar ao Brasil e usaram o entretenimento para cativar o consumidor brasileiro. Geravam o sorriso! Nunca mais utilizaram uma estratégia parecida, o que é uma pena.

Quem não se lembra da campanha das mini garrafas da Coca Cola, onde a missão era guardar as tampinhas e trocar nos caminhões que passavam na rua? A maca investiu muito em treinamento de atendimento para os motoristas dos caminhões, já que estariam em contato com o público infantil. Acredito que foi uma das campanhas mais adoradas pelos consumidores da marca. O Sorriso estava presente tanto nos colaboradores da Coca Cola, como no consumidor.

Implantar sorriso não é tarefa fácil. Já diria a Gestão dos Parques da Disney, que em minha opinião é um dos melhores departamentos de marketing do mundo. O mundo se transformou muito com o excesso da informação através da internet, mídias sociais e novos canais de comunicação. O consumidor é bombardeado de informação, gerando sentimentos confusos. E aí, chega este articulista carioca afirmando que o caminho é gerar sorriso? Não é fácil, mas precisamos trabalhar para transformar as estratégias de marketing menos racionais e mais emocionais. Eu brincão dizendo que “o mundo está carente” e se cada um realizar a sua parte podemos ter um novo ciclo de marketing para atender este importante e amável consumidor brasileiro.


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