VENDEDOR MOTIVADO É VENDEDOR COM DINHEIRO NO BOLSO

Quem gosta de gastar dinheiro? Em minhas palestras sempre pergunto isto e a quase totalidade do público levanta uma ou as duas mãos! Algumas pessoas podem até dizer que gostam de guardar ou poupar dinheiro, contudo, no futuro você ou alguém via gastar este dinheiro. Dinheiro foi feito para gastar, é isto mesmo, e eu, particularmente, adoro gastar. Contudo, temos que garantir uma boa qualidade de vida material hoje, amanhã e principalmente no futuro.

O vendedor ou representante comercial, que normalmente tem renda variável, deve saber planejar muito bem sua vida financeira. Boas vendas todos os meses é o ideal, porém, algumas vezes isto não acontece. Os gastos, estes sim, estão presentes todos os meses.

Qual seria a solução? Aumento nas comissões de vendas? Salário fixo, que lhe garantisse um valor mensal? O salário fixo é bom, no entanto, como diria meu irmão: “a única certeza que você tem é que ele normalmente não vai aumentar”. Aumento na comissão de vendas seria a solução de seus problemas? Se você tiver um acréscimo de 20% na renda no próximo mês você vai ter condições de guardar uma parte deste aumento? Alguns tenho certeza que irão poupar, porém, a grande maioria normalmente incorpora este ganho e talvez continue com as finanças apertadas. Isso é normal e acontece com a grande maioria.

E você vendedor, quanto é o seu salário na carteira? E quanto é a comissão? Se for representante, talvez nem tenha uma carteira assinada e também não contribua com o INSS. Fiz alguns atendimentos, nos quais constatei que pessoas que tinham boa renda proveniente de comissões, não se planejaram e, quando se aposentam, seus rendimentos caem muito, ficando inferiores ao que eram na ativa. Trabalhar grande parte da sua vida e na aposentadoria andar sempre apertado não está correto.

“Vendedor motivado é vendedor com dinheiro no bolso”, é o capítulo do livro “Motivação em Vendas” da Editora França que escrevi, lançado no mês de abril. Este também é o tema da minha nova palestra. Tenho encontrado muitos vendedores e representantes que ficam tristes no dia que recebem pagamento. Isto está errado, pois este é um momento em que você é recompensado pelo seu trabalho, e deve ser um estímulo para você.


Voltar

Navegação