Envelhecer com Dignidade

O envelhecimento populacional constitui, hoje, um fenômeno mundial. Segundo o Estatuto do Idoso, pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos. A população brasileira, de acordo com dados preliminares do IBGE (2010), é de quase 191 milhões. Do total, mais de 17 milhões são idosos. A Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2025, o Brasil se unirá às seis nações com o maior número de pessoas nessa faixa etária. Estima-se que, daqui a oito anos, a população idosa brasileira alcance os 30 milhões.

Os dados mostram que o crescimento dos idosos na população brasileira é cada vez maior. O processo é ascendente. Assim, o desenvolvimento de novas políticas sociais para esse segmento da sociedade é algo emergencial. As três esferas da sociedade (pública, privada e sociedade civil organizada) precisam se mobilizar para atender às demandas inerentes a essa importante parcela da população, com o intuito de gerar mais qualidade de vida.

É pensando nisso que o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos, por meio de seu braço socioeducativo, o Sesc, realiza, desde abril do ano passado, o curso de “Iniciação para Cuidadores de Idoso”. O objetivo é capacitar pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 55 anos, de forma gratuita, para atender esse especial público em suas necessidades básicas de promoção de saúde física e mental, podendo, ainda, cuidar de um familiar ou, como alternativa de ocupação, para gerar renda.

O curso é um estimulo às pessoas vocacionadas a esse tipo de trabalho solidário e humano. Para isso, uma equipe multidisciplinar do Sesc se dedica à preparação do material didático. Enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos em saúde bucal, nutricionistas e educadores físicos ministram as aulas, ao longo de duas semanas. São 45 horas de duração, destinadas à transmissão das noções básicas de cuidado e atenção ao idoso, da medicação ao banho, primeiros socorros, alimentação, passeios, banho de sol, dicas de roupas, calcados adequados, etc.

Em 2011, foram desenvolvidas nove edições do curso, em bairros de Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Centenas de pessoas foram capacitadas. Neste ano, o projeto vai ganhar forca e estrada. A meta é expandir a iniciativa para o interior, com o mesmo formato.

Válido ainda ressaltar que, há 35 anos, o Sesc, em Minas Gerais, desenvolve o trabalho social com idosos, principalmente, por meio das ações direcionadas aos seus grupos de convivência. São aproximadamente 15 mil inscritos em algum tipo das atividades exercidas em todas as Unidades. As ações permeiam as áreas de atuação do Sesc: Saúde, Lazer, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Turismo. Promovemos alfabetização de adultos, passeios culturais, atividades físicas (natação, hidroginástica, olimpíadas, etc.), canto, teatro, dança, pintura, artesanato, estimula ao trabalho voluntário, oficinas de geração de renda e cursos diversos. Além disso, dezenas de palestras educativas e de promoção à saúde são realizadas.

Sabemos que há uma troca mútua de conhecimento, o aprendizado é diário entre os agentes envolvidos. Aprende-se com a sabedoria e experiência dos mais vividos, igualmente, passa-se conhecimento atualizado.

Os idosos são merecedores de nossa atenção e respeito. Faz parte da nossa missão, à qual cumprimos com orgulho e satisfação. O Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos têm trabalhado para melhorar ainda mais essa realidade, pensando no tempo atual e no que está por vir. Dignidade é a nossa proposição. Promover o bem-estar físico e mental compreende os objetivos sócio-educativos.


Voltar

Navegação