O SEU CLIENTE NA PONTA DOS DEDOS

No início de ano, o que mais se lê são previsões. Algumas podem ser bastante fantasiosas, mas a maioria é baseada em tendências e hábitos de consumo. Assim, me proponho – neste artigo – a analisar algumas delas e como irão afetar o comportamento do consumidor e do lojista.

Observamos que houve aumento significativo no uso de netbooks, PDAs e de tablets. Tudo começou com o lançamento de notebooks menores para atender uma demanda do mercado. Paralelamente, ocorria o lançamento do IPhone, um misto de telefone e PDA. E todos saíram em busca de inovações que pudessem fazer frente ao lançamento da Apple. Quando o mercado já estava bem engajado, foi lançado o IPad.

Um novo conceito de produto que criou todo o seguimento dos tablets, que possuem uma série de vantagens: ligam e desligam com um simples toque, tem bateria de longa duração, são leves, possuem conexão com a internet, e são simples de operar.

Assim, os tablets estão ganhando o mundo. Basta abrir jornais e revistas especializadas e será possível encontrar múltiplos novos usos para eles. Estão embutindo o produto em todo tipo de aparelho. Já vi fotos de uma chopeira somente com a torneira e um IPad conectado a ela. Através do aparelho, é possível ver dados sobre o preço, qualidade, e quantidade do produto, enquanto o mesmo es’ta sendo colocado no copo. Visualmente fica ótimo, e tem interação com o cliente pelo toque. Estes lançamentos de mercado estão gerando mudanças profundas no comportamento do consumidor, e deverá refletir no mercado de Automação Comercial, como veremos mais adiante.

Poderíamos dizer que, sem sombra de dúvidas, entramos na era Pós-PC. Afinal, não há mais razoes para que um usuário doméstico comum utilize um PC, uma vez que pode fazer uso de forma muito mais prática e móvel, de notebooks, netbooks, e tablets.

Até para entretenimento, é preferível ter um videogame moderno, como: Xbox 360 com Kinect, Wii e outros.

Nas empresas, provavelmente ainda teremos PC nas estações de trabalho dos desenvolvedores de aplicação, talvez nos call-centers e em outras posições administrativas. Entretanto, com a mudança que foi introduzida pela inovação na forma de uso dos computadores, talvez seja mais vantajoso utilizar outro tipo de produto. E o que vai acontecer quando os usuários domésticos não comprarem mais PC`s? A indústria irá sofrer, e de acordo com a lei natural de mercado, os preços irão subir. Consequentemente as empresas que dependem do uso destes equipamentos para alugmas funções, terão que buscar alternativas de menor custo para realizar suas tarefas.

Esse é o caso de Automação Comercial no Brasil. Aqui o PC é muito utilizado no Ponto-De-Venda (PDV), enquanto internacionalmente é bem diferente. Se observarmos em outros países, não veremos PCs no PDV, mas sim equipamentos desenvolvidos especificamente para esta função.

Creio que o uso do PC no PDV< localmente, deve-se à alta carga de impostos, que tornava proibitivo o uso de quipamentos mais modernos.

Com o aumento de custos que recairá sobre o PC, não restará alternativa senão migrar de solução. E isso é bastante crítico, pois todas as aplicações comerciais (PAF-ECF) aqui no Brasil são desenvolvidas com base nesse tipo de produto, e o lojista/empresário terá que buscar uma opção que preserve seus investimentos já realizados. Mas já há alternativa para isso. O mercado brasileiro dispõe de diversos fornecedores de produtos específicos para uso no PDV. Há inúmeras CPUs do tipo PC de tamnhoo reduzido, e com todas as interfaces necessárias par Automação Comercial, como por exemplo: ECF, Leito de Código de Barras, Display de Cliente, etc.Há outros produtos ainda mais modernos, denominados ALL-IN-ONE, que trazem CPU e vídeo integrados e, normalmente, com tela sensível ao toque, chamadas touch-screen, sguindo a tendência mundial.

E se as pessoas usam o toque em um dispositivo pessoal, logo estarão aptas e treinadas para utilizar um PDV touch-screen nas empresas. Isso vai impactar na diminuição dos custos de treinamento nas funções de trbaalho. Com a popularização dos dispositivos pessoais do tipo PDA e tablet, haverá cada vez mais necessidade de conexão com a internet por rede sem fio.

Pesquisas recentes, como a do NPD Goup, mostram que as vendas de tablet somente com Wi-Fi estão aumentando, já alcançando o patamar de 65% em seu total. O motivo principal é o custo reduzido. Se unirmos estes cenários e pensarmos em um restaurante, fica claro que os clientes acostumados com estas tecnologias e que possuem um tablet com conexão Wi-Fi, gostariam de dispor de uma rede sem fio para conectar seus dispositivos enquanto conversam.

Em algum tempo, estes clientes deixarão de ir à locais nos quais não possam usufruir deste serviço. E aqui está o espaço para o lojista, que pode estender esta comodidade para sua equipe, provendo a tecnologia aos seus garçons que podem utilizar um device móvel para mostrar o cardápio da casa e realizar a entrada de pedidos, tudo integrado ao PDV ALL-IN-ONE do caixa.

Para preservar investimentos nos sistemas PAF-ECF existentes, estes produtos podem todos rodar o sistema Windows, sendo o Windows 7 no caixa e o Windows 8 no tablet.


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