DEZ PÚBLICOS-ALVO QUE VOCÊ NÃO PODE IGNORAR EM 2012

 Em pouco mais de 10 anos, o mercado consumidor brasileiro se expandiu rapidamente com o avanço de milhões de pessoas para classes sociais superiores. No contidiano, isto pode ser observado na popularização de produtos e serviços que eram sofisticados como smartphones, banda larga, jantares, ou ultrasofisticados como carros importados, viagens internacionais e tratamentos estéticos.

Mas depois deste período, os próximos anos tendem a ser encobertos pela crise econômica européia e pelo patamar de juros no Brasil que tende a implodir a saúde financeira dos que fizeram dividas de longo prazo.

Mas o futuro ainda apresenta diversas oportunidades para empreendedores que sabem planejar antecipadamente suas ações. Desta forma, empresários que lidam diretamente co mo público final precisam estar atentos a, pelo menos, dez públicos em 2012.

1. “IGUARZINHO”AO DA “CAPITAR”: Conceitos de negócios já validados em grande capitais estão sendo demandados pela população das cidades do interior. Esta população quer as mesmas facilidades e sofisticações encontradas nas capitais. Um exemplo são as padarias gourmets, onde é possível tomar café da manhã, almoçar, jantar e fazer um lanchinho na noite.

2. MELHOR IDADE: Depois da classe C, a próxima grande tendência que inevitavelmente se tornará realidade é a emergência do consumo do pessoal da terceira idade. Esta população ainda é mal atendida com produtos feios, sem design inteligente e caros, e serviços descuidados e até desrespeitosos. Um dos mercados que começa a se organizar melhor, apesar do amadorismo, é o de viagens para o público da terceira idade.

3. EM PÂNICO: Infelizmente, o pânico da violência urbana se expande rapidamente para municípios de qualquer porte. Há um público em um pânico cada vez maior que consome soluções de segurança residencial, privada e patrimonial. Mas isto também implica em uma demanda maior por serviços de comunicação, rastreamento e monitoramento de pessoas, veículos e ambientes.

4. GALINHA MORTA:  O endividamento não planejado e a piora do cenário mundial estão contribuindo para a formação de um público com dívidas complexas que financiou imóvies, veículos e produtos eletrônicos. Isto tende a criar um mercado consumidor ruim conhecido pelo jargão “galinha morta”, para pessoas que precisam se desfazer da dívida, mesmo que isto signifique grandes perdas econômicas.

5. UM MELHOR: Mas os que conseguirão manter seu status econômico ou até melhorá-lo tendem a buscar produtos e serviços melhores. Se estiver acostumado com um determinado restaurante, buscará “um melhor”. Se tiver um determinado aparelho celular, pensará em comprar “um melhor”.

6. CONSUMIDOR VIRTUAL: Não há volta para o comércio eletrônico. Ele só tende a crescer. Os sites de compras coletivas empurraram milhões de brasileiros que ainda não tinham tido a coragem de digitar o número do seu cartão de crédito em um ste. Depois disso, estas pessoas se acostumaram a comprar online e isto só tende a se consolidar. Mas a compra virtual também acontecerá de empreendedores locais e também de produtos mais perecíveis. Diversos sites estão, por exemplo, oferecendo serviços para que pequenos artesãos divulguem sua atividade na internet.

7. PAIS CONSUMISTAS E OCNSCIENTES: O otimismo econômico também incentivou casais a terem filhos. Mas estes pais frescos também são mais “frescos”no que diz respeito àquilo que compram para seus filhos. Alimentação mais saudável, entretenimento mais educativo, viagens para locais de lazer seguro, escolas com propostas pedagógicas mais modernas são algumas características deste mercado.

8. COLUNA DO MEIO: Outro mercado que cresce sem parar é o de homossexuais e é fato, que a imensa maioria dos empresários não sabe como lidar com este público que tem um imenso poder de consumo. Os poucos que acertam, não têm do que reclamar. Muitas construtoras adoram atender este público porque são mais sofisticados e, é claro, gastam mais. Os donos de pet shops sabem que, se bem atendidos, são fiéis e ainda divulgam para outros conhecidos. Em muitas empresa será a coluna do meio que sustentará o negócio.

9. FAST FASHION:  É um termo que poderia ser traduzido como moda passageira. Isto sempre existiu, mas com a internet, o número de produtos e serviços associados a uma grande moda passageira não para de crescer. Os mais antigos se lembrarão da pulseira Sabona e os mais jovens da Powerbalance. Duas modas super passageiras, mas que chamaram a atenção. Se uma loja tivesse isto na vitrine, as pessoas paravam para ver. O mercado de consumidores faz fashion exige empreendedores antenados e que fazem pequenas apostas de produtos que geram muitos comentários e “likes” no Facebook.

10. SOMBRA E ÁGUA FRESCA: O ser humano é vagabundo por natureza. Se tiver um jeito mais rápido e fácil de fazer algo ele logo se interessa. Desta forma, o mercado que sempre estará na moda é o que oferece um aumento da percepção da conveniência. Se você vende um produto ou presta um serviço, se torná-lo mais conveniente para o consumidor final, tenha certeza, que venderá mais.

 


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