10 Dicas para melhorar seu ponto de venda

Costumo dizer que quem trabalha com varejo são pessoas que têm a disposição de aprender sempre. A cada dia o cenário, o consumidor e os concorrentes mudam. Quanto mais se sabe sobre o varejo mais se percebe que temos muito a aprender.

Independentemente dos processos operacionais, tais como compra e venda de produtos, margem, etc., um item que deve receber atenção contínua é o ponto de venda. Deve haver uma pergunta constante no sentido de melhorá-lo, torná-lo mais atrativo para os clientes ( e os ainda não-clientes), fazendo isso de uma maneira lucrativa, o que garantirá não só o presente, mas o fôlego futuro.

Pensando nisso, destaquei algumas dicas que podem ajudá-lo nesta missão:

  1. Saia um pouco da sua mesa de trabalho e gaste parte do seu tempo no chão da loja. Às vezes, uma conversa com um cliente pode trazer informações que nem passariam pela sua cabeça;
  2. Observe a loja em diferentes horários e veja se o perfil de clientes é similar em diferentes dias e períodos. Exemplo: um ponto de venda pode ter uma predominância de público formado por executivos de meia-idade na hora do almoço, e a mesma loja pode receber um público adolescente que passa por lá no final da tarde;
  3. Planeje as reformas ou modificações no ponto de venda, invista tempo e dinheiro em um projeto especializado que garantirá um investimento focado e econicamente na instalação;
  4. Tome as decisões de configuração de ponto de venda baseadas no conhecimento de seu cliente não em seu gosto próprio;
  5. Fuja da poluição visual gerada por muitos cartazes e informações desnecessárias. O excesso confunde os clientes;
  6. Invista em conforto e comodidade para seus clientes. Eles estão cada vez mais exigentes, independentemente de sua classe social;
  7. O cliente é o rei, o que não significa que temos que dar tudo o que ele quer, mas temos que oferecer tudo o que aquela  operação pode dar a ele, de preferência mais do que ele quer;
  8. Não olhe apenas o que seu cliente compra hoje, mas o que ele poderá comprar da sua loja no futuro;
  9. Aproveite as oportunidades de vendas que as sazonalidades de cada negócio oferecem, preparando a loja e a exposição dos produtos para isso;
  10. Invista em pesquisa e conhecimento do seu consumidor. Muitas vezes são tomadas decisões importantes, tais como grandes ampliações de uma loja baseando-se em feeling. Se este feeling não estiver bem calibrado é porque o lojista não quis “gastar” dinheiro com pesquisa. Ele acabou “gastando”dinheiro com uma instalação equivocada que não se configurou em um investimento, pois não retornará ao caixa da empresa.
  11. Espero que estes lembretes sejam úteis e sucesso nesta empreitada!


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