10 Dicas para melhorar seu ponto de venda
Costumo dizer que quem trabalha com varejo são pessoas que têm a disposição de aprender sempre. A cada dia o cenário, o consumidor e os concorrentes mudam. Quanto mais se sabe sobre o varejo mais se percebe que temos muito a aprender.
Independentemente dos processos operacionais, tais como compra e venda de produtos, margem, etc., um item que deve receber atenção contínua é o ponto de venda. Deve haver uma pergunta constante no sentido de melhorá-lo, torná-lo mais atrativo para os clientes ( e os ainda não-clientes), fazendo isso de uma maneira lucrativa, o que garantirá não só o presente, mas o fôlego futuro.
Pensando nisso, destaquei algumas dicas que podem ajudá-lo nesta missão:
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Saia um pouco da sua mesa de trabalho e gaste parte do seu tempo no chão da loja. Às vezes, uma conversa com um cliente pode trazer informações que nem passariam pela sua cabeça;
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Observe a loja em diferentes horários e veja se o perfil de clientes é similar em diferentes dias e períodos. Exemplo: um ponto de venda pode ter uma predominância de público formado por executivos de meia-idade na hora do almoço, e a mesma loja pode receber um público adolescente que passa por lá no final da tarde;
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Planeje as reformas ou modificações no ponto de venda, invista tempo e dinheiro em um projeto especializado que garantirá um investimento focado e econicamente na instalação;
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Tome as decisões de configuração de ponto de venda baseadas no conhecimento de seu cliente não em seu gosto próprio;
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Fuja da poluição visual gerada por muitos cartazes e informações desnecessárias. O excesso confunde os clientes;
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Invista em conforto e comodidade para seus clientes. Eles estão cada vez mais exigentes, independentemente de sua classe social;
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O cliente é o rei, o que não significa que temos que dar tudo o que ele quer, mas temos que oferecer tudo o que aquela operação pode dar a ele, de preferência mais do que ele quer;
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Não olhe apenas o que seu cliente compra hoje, mas o que ele poderá comprar da sua loja no futuro;
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Aproveite as oportunidades de vendas que as sazonalidades de cada negócio oferecem, preparando a loja e a exposição dos produtos para isso;
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Invista em pesquisa e conhecimento do seu consumidor. Muitas vezes são tomadas decisões importantes, tais como grandes ampliações de uma loja baseando-se em feeling. Se este feeling não estiver bem calibrado é porque o lojista não quis “gastar” dinheiro com pesquisa. Ele acabou “gastando”dinheiro com uma instalação equivocada que não se configurou em um investimento, pois não retornará ao caixa da empresa.
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Espero que estes lembretes sejam úteis e sucesso nesta empreitada!