A sua empresa também pó ser uma Ferrari

A marca Ferrari se transformou num objeto de desejo dentro e fora do mundo automotivo, pois reúne alguns atributos que são perceptíveis ao cliente, como tecnologia de ponta, design inovador, elegância e alta performance.

A empresa foi fundada em 1947 e sempre esteve atrelada ao sucesso no automobilismo. Atualmente são cerca de 3 mil funcionário que trabalham na fábrica em Maranello, na Itália, e são produzidos anualmente 6 mil veículos. Um número bem diferente se compararmos com as outras montadoras, que chegam a produzir este volume num único dia. Aí reside um grande diferencial.

Você deve perguntar: mas qual a relação de Ferrari com a minha empresa?

Ao visitarmos o circuito de Fiorano, cada detalhe foi planejado pensando no melhor desempenho do veículo, pois clientes exigentes esperam sempre mais das empresa com as quais mantêm relacionamento. Neste caso é mais do que relacionamento: o cliente não quer apenas um produto que dê status, mas quer todos os diversos atributos que possa ser proporcionado, como prazer, conforto, felicidade, e perceber a tecnologia utilizada em seu próprio benefício.

Há alguns modelos de carros que são fabricados para serem dirigidos somente em circuitos e, neste caso, a empresa seleciona quem será o cliente que poderá comprar este produto e ter o privilégio de dirigi-lo em Fiorano, por exemplo. Há um modelo que a sua produção já está vendida até final de 2013.

Ser um ícone não é fácil, porém estar atento a todas as mudanças de mercado e procurar antecipar as tendências é o que faz a grande diferença. A Ferrari é um ícone, símbolo de supremacia em automóveis. No entanto, um dos pontos principais que podemos aprender com esta empresa para aplicar em nossos negócios é: “Somente fazemos carros de qualidade porque temos funcionários de qualidade”. Eles investem fortemente nos funcionários e até em suas famílias. Seus funcionários são um dos principais ativos que a sua empresa possui, portanto investir neles é cuidar do seu cliente. Pessoas que vestem a camisa da empresa, fazem toda a diferença na construção de uma relação duradoura e de confiança.

Outro ponto importante: a empresa oferece um serviço de customização para os clientes que quiserem participar da escolha e seleção de alguns itens para o seu veículo. Uma loja que oferece customização do produto agrega valor. Um produto customizado ganha status de único e, portanto, não pode ser comparado com nenhum outro. Desta maneira pode-se cobrar mais por isso, e o cliente sente-se valorizado porque fez parte da criação do seu próprio produto. Proprietários de modelos antigos podem levar o carro à fábrica para serem restaurados e receberão um certificado de autenticidade.

O ambiente de trabalho foi outro detalhe importante percebido, porque o prédio onde os funcionários trabalham no design dos novos projetos tem uma estrutura arquitetônica com elementos que favorecem a criatividade. Pessoas que trabalham num ambiente adequado produzem muito mais. Aqui cabe utilizar a criatividade, explorar luz natural onde for possível na sua loja, pensar na circulação do cliente e principalmente na organização contínua e disposição dos produtos. A correta apresentação do produto, além de valoriza-lo, deve transparecer para o cliente que a loja está preocupada em oferecer soluções.

Outro ponto importante é a área destinada à Fórmula 1 – melhor exemplo do que este impossível para falar de trabalho em equipa. Há uma equipe engajada e que sabe a força que o trabalho em equipe tem, do verdadeiro significado de time. O piloto treina na pista de Fiorano, visita a produção, fica hospedado no próprio autódromo, onde há também uma estrutura para reuniões. Existe um comprometimento forte de equipe, todos sabem que são importantes, cada milésimo de segundo pode ser a diferença entre ganhar ou perder. Vamos manter a nossa equipe envolvida e focada em conquistar novos clientes e melhorar o relacionamento e as vendas com os clientes atuais.

Para a sua empresa ser uma Ferrari, você precisa focar na qualidade do seu atendimento, do serviço prestado e da correta escolha do mix de produtos. Diferenciar-se da concorrência e investir na construção do seu time, promovendo um verdadeiro trabalho em equipe. O segredo está na qualidade de cada detalhe e o cliente saberá reconhecer isso.


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