Pouco movimento = mau atendimento

“Existe um mito de que tempo é dinheiro. Na realidade, tempo é mais precioso que dinheiro. É um recurso não renovável. Uma vez que você o gasta, e se você o usou mal, ele se foi para sempre.” (Neil Fiore)

Por que em momentos de pouco movimento, com pouco público, a tendência das equipes de venda e serviço é de falta de atenção e consequentemente mau atendimento? Isso acontece tanto em lojas como em restaurantes e bares. Parece que as equipes esquecem para que estão ali e ficam jogando conversa fora entre eles. Não conseguem nem enxergar um cliente entrando na loja.

“Nós não devemos apenas acreditar naquilo que vendemos. Devemos também vender aquilo que acreditamos.” (William Bernbach)

E para vender sabemos que somente podemos acreditar naquilo que conhecemos profundamente. Em alguns momentos em que não tem movimento a grande maioria dos vendedores aproveita para pôr o papo em dia. Quem sabe o gerente de nossa loja começa a pensar em alguma coisa para manter a sua equipa atenta e de “orelha em pé”como:

- Arrumando alguns setores ou produtos da loja.

- Observando os produtos de que não tem pleno conhecimento.

- Analisando quais os produtos que não estão “rodando”.

- Procurando criar argumentos de vendas sobre cada produto da loja.

- Observando se os produtos que sua loja está fazendo propaganda estão em lugar de destaque.

- Fazendo uma relação de argumentos para demonstrar determinado produto.

- Analisando e aprendendo sobre os produtos vendidos.

- Observando so cantos e detalhes da loja que não estão arrumados ou limpos.

- Verificando se o seu objetivo de venda do dia está sendo atingido.

- O que dizer quando receber o cliente. E não o de sempre: “Posso ajudá-lo?”

Enfim, estas são  algumas dicas que nossa equipe de vendas pode fazer e isso cabe ao gerente da loja tomar a iniciativa para que isso aconteça. Muitas vezes o próprio gerente não percebe o que está ocorrendo por dois motivos:

- Porque ele é dos que trabalham mais em vez de orientar e coordenar o trabalho da equipe.

- Ou porque para ele isso é normal em momentos que não há movimento.

O gerente tem obrigação de ocupar o tempo de sua equipe da melhor forma possível, e na maioria das vezes ele não consegue fazer com que isso aconteça. Se o gerente não é um apaixonado por querer o sucesso de sua equipe atingindo as metas de venda, ele deve mudar de profissão. E só conseguirá atingir este objetivo se estiver atento todos os dias, todos os momentos, verificando o que a equipe está fazendo e corrigindo os deslizes que em um primeiro momento são pequenos, mas se tornam muitas vezes incorrigíveis pelo fato de cair na rotina.

Vou dar alguns exemplos que tenho observado nesses dias de pouco movimento nas lojas.

Entrei numa farmácia em um ponto central de uma capital e quatro atendentes – para mim não eram vendedores – estavam conversando sobre uma reunião que tiveram após o almoço com a chefia. Notei que estavam bravos. Fiquei no balcão de atendimento durante três minutos, não tinha outro cliente no estabelecimento, e quatro deles conversavam num canto e dois em outro canto. O gerente da loja organizava produtos no canto do balcão.

Quem veio me atender? O gerente, é claro, e a equipe continuou conversando. Comentei sobre isso e ele respondeu: “A turma hoje está desmotivada porque dei “uma molhada”neles”. “o que você fará para reverter a situação?”, perguntei. “Quando começar a ter movimento eles terão que atender os clientes e tudo voltará ao normal.”E eu que entrei para comprar. Mereço isso...

Entrei em uma loja de eletrodomésticos, circulei por todo o estabelecimento e ninguém fez menção de me atender. Perguntei ao gerente se era orientação dele quando um cliente entrasse na loja não ser atendido. Olhou-me com cara de bravo e disse: “Claro que não! O senhor está brincando comigo? “ Respondi que tinha “passeado por toda a loja”e ninguém chegou perto de mim. Ele disse que eu estava exagerando e que não era isso.

“Observe então.”Dei outra volta pela loja, fui até ele e disse: “Viu?”. “isso nunca tinha acontecido antes...” “Tem razão, sempre tem a primeira vez e a culpa é sua, que é o gerente.”E fui embora.

Não basta o gerente tentar ensinar se não conseguir inspirar na sua equipe o desejo de bem atender e vender em todos os momentos.

Mas para isso o gerente tem que saber e estar atento para conseguir ensinar seus vendedores e colaboradores. O problema é que há muitos gerentes que pensam que sabem e ensinam errado porque nem eles sabem ao certo o que fazer.


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