TEMPO, TEMPO, TEMPO

Se fosse possível empacotar o tempo e vendê-lo nas prateleiras de um supermercado, certamente ele seria um produto campeão de vendas. Isso porque hoje a falta de tempo é uma reclamação recorrente que permeia diferentes idades e classes sociais. Sobram afazeres e faltam horas em cada dia.
A maneira como gastamos nosso tempo também vem mudando, são muitas opções para escolher, muitas informações para absorver. O que talvez ainda não tenhamos percebido é que, apesar de não ser possível empacotar o tempo, é possível vendê-lo em nossas lojas. É possível vendê-lo de várias formas. Ele está relacionado com a rapidez no atendimento, assertividade na implantação de uma loja, facilidade de acesso e conveniência. É muito fácil perceber como os clientes ficam cada dia mais irritados em perder tempo em filas, em esperar para serem atendidos, empercorrer grandes distâncias dentro de uma loja para completar sua lista de compras, etc.
Indiretamente, um ponto de venda que economiza o tempo do cliente está vendendo isso a ele, está vendendo a facilidade, a conveniência, o que pode ser determinante para o cliente gastar seu dinheiro ali. Alguns chegam a pensar que, se o cliente entrar e sair da loja muito rápido, podem perder a chance de fazê-lo comprar por impulso ou conhecer outros produtos disponíveis na loja, tais como novidades ou sazonalidades.
Aí está o grande desafio. Cada vez mais a atmosfera do ponto de venda deve proporcionar ao cliente tamanho bem-estar, conforto e atratividade que ele sinta vontade de permanecer no ambiente entretido na experiência de compra e, quem sabe, ter a sua noção de tempo afetada pelo imenso prazer que está sentindo.


Voltar

Navegação