DOMINAR O NEGÓCIO: ELEMENTO - CHAVE PARA O SEU SUCESSO

Um dos propósitos desse caderno é levar aos pequenos empresários do setor que representamos conselhos, dicas, ferramentas, orientações e informações que julgamos úteis para o conhecimento e o sucesso do seu negócio nos diversos aspectos de sua existência.

Perseguindo esse objetivo, procuramos dirigir essas primeiras edições àquele empreendedor que está propenso a iniciar ou está iniciando um negócio, alertando-o para a evidência de que a concretização de uma ideia de empreendimento é um desafio instigante, mas que exigirá dele um conjunto de habilidades e conhecimentos os quais não poderá dispensar. É preciso conhecer o mercado, o público que se almeja, enfim, planejar bem o negócio concebido para não ser surpreendido pelo fracasso nessa trajetória.
 
 
Não é incomum ver alguém investindo pesadamente em instalações, equipamentos, máquinas, design e outras exterioridades de um empreendimento, mesmo acreditando que possui algum conhecimento de administração ou simplesmente confiando nas expectativas de um produto ou serviço com interessante aplicação potencial, ter que cerrar as portas pouco tempo depois porque lhe faltou conhecimento ou domínio do negócio para o qual se candidatou.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) evidenciam que os empreendimentos que mais fecham no primeiro ano estão situados no setor de comércio (73,1%), seguido por ramo imobiliário (72,6%), da indústria extrativa (71,9%) e indústria de transformação (71,8%).
Isso se deve, em boa parte, à falta de conhecimento do próprio negócio explorado. Para que uma empresa funcione bem é imprescindível que quem a administre conheça os pontos-chave do negócio, ou seja, que domine as características dos produtos ou serviços oferecidos, sabendo de antemão como é o seu processo de produção ou de promoção, a venda ou a entrega, a cobrança, para que possa projetar a imagem de um especialista perante seus clientes.
Além disso, é preciso conhecer e avaliar bem eventuais condições de sazonalidade, quando presentes, em relação ao produto ou na sua fabricação, ou mesmo no serviço e as eventuais consequências na venda e entrega; conhecer bem as expectativas dos clientes, entender as suas percepções para atendê-los bem e ganhar a sua lealdade, conhecer os seus hábitos, gostos; administrar as compras e estoques, considerar as demandas e seus picos; aprender a comprar, saber adequar os estoques, negociar formas de pagamento e condições mais favoráveis com fornecedores, saber quem são esses fornecedores, conhecer aspectos contábeis, administrativos, legais ou jurídicos, trabalhistas; estimular equipe, conhecer a concorrência, tudo isso  sem perder de vista que você não está lidando com uma atividade estática, mas que muda com frequência, ao sabor das inovações e avanços tecnológicos que acontecem a cada instante no mundo de hoje.
É bem verdade que não é pecado não saber. Também é verdade que muitos empresários de sucesso começaram seus respectivos negócios com pouca experiência e conhecimento. Mas observe que em muitas dessas histórias eles tiveram que pagar e/ou aprender com erros, que poderiam ser amenizados ou evitados. Para resumir, dominar um negócio não diz respeito apenas ao seu resultado, mas a todo o processo observado pelos clientes para alcançar esse resultado. É isso que faz com que seus clientes se sintam nas mãos de um especialista.
Certo é que tanto para abrir como para continuar um negócio é preciso ter domínio sobre cada  uma das diversas etapas do  processo em que este se desenvolve, conhecer toda a cadeia na qual este empreendimento está inserido, planejá-lo como uma atividade dinâmica, contínua, para, a  partir de suas peculiaridades, descrever e compreender este empreendimento, projetar suas estratégias operacionais e de inserção no mercado, os resultados financeiros esperados, delineando detalhes técnicos e gerenciais. Por isso, é fundamental estabelecer um plano, onde constem os seus custos, o valor do investimento, o capital de giro, a projeção de receitas e despesas. 
Na próxima edição, trataremos do assunto: PLANO DE NEGÓCIOS, que é um estudo detalhado, que pode ser elaborado por você a partir de um roteiro e de uma série de informações como estas, passíveis de serem também coletadas por você mesmo (a), destinado a evidenciar a viabilidade do negócio, considerando seus aspectos: estruturais, administrativos, estratégicos, mercadológicos, técnicos, operacionais e financeiros.
 


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