COMEÇAR UM NEGÓCIO

Um negócio pode nascer de uma boa ou inovadora ideia, ou de um sonho. Mas mesmo uma grande ideia será somente uma ideia, se não for ajustada e desenvolvida antes de ser transformada num conceito comercial. Na verdade, o que caracteriza um empreendedor de sucesso são atributos pessoais externados sob a forma de iniciativa, esforço, perseverança, olhar para o futuro com vistas na antecipação de cenários e na observação, novas tendências, capacidade de inovar.

Tudo isso com autoconfiança, responsabilidade, aceitação do risco sem o medo paralisante do fracasso e, enfim, liderança para que a equipe de trabalho realize o que dela se espera com entusiasmo, luta, dedicação e superação para manter o negócio vivo, ter lucro e desenvolvê-lo com o passar do tempo.
 Acrescente-se a essas características pessoais, a necessidade de conhecimento e preparo nas áreas de gestão e planejamento, sem os quais o negócio idealizado, não raro, transforma-se em uma aventura sujeita ao fracasso, com desperdício do investimento e da oportunidade. Muitos pequenos negócios morrem, prematuramente, no Brasil e em todo o mundo. Isso acontece por falta de informação, conhecimento do negócio, capacitação e treinamento dos seus gestores.
O primeiro passo para começar um negócio é saber exatamente o que se quer para, a seguir, embrenhar-se de corpo e alma no empolgante desafio de transformar essa convicção em realidade, não perdendo as oportunidades de alavancá-la e escrever nesse desafio uma história de sucesso. Afinal, como diz um velho provérbio chinês, “não há porto distante, nem vento desfavorável para um navegador que sabe aonde quer chegar”.
Portanto, se você sabe o que quer e está propenso a iniciar um pequeno negócio, comece analisando o ambiente (tanto externo como interno) e o faça cuidadosamente, colocando na balança os prós e os contras, de modo que você possa tomar uma decisão ponderada e sábia.  Como afiança o escritor e futurista norte-americano, Alvin Toffler, “o futuro não é predeterminado. É, pelo menos em parte, sujeito à nossa influência. O nosso interesse deve ser, pois, focalizar futuros previsíveis tanto quanto os que são possíveis e prováveis”.
Analisar o ambiente significa identificar, segundo o modelo tradicional, as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o destino do negócio.
O serviço de apoio aos pequenos negócios do Governo norte-americano, o SBA (Small Business Administration), com mais de 60 anos de atividade, costuma elaborar um elenco de importantes questionamentos para ajudar as pessoas interessadas em abrir o seu primeiro negócio. O intuito é que elas possam aferir se estão prontas a se tornarem pequenos empresários ou, ao contrário, se precisam suspender essa decisão e gastar mais tempo para conhecer e planejar melhor essa perspectiva. Com igual propósito, elaboramos o quadro abaixo, baseado em boa medida nessa experiência, para auxiliar no seu processo decisório.
 
PERGUNTAS ANTES DE COMEÇAR UM NEGÓCIO
1. estou preparado para despender tempo, esforço e dinheiro na obtenção de todos os recursos necessários para começar o meu negócio?
2. Que tipo de negócio eu quero, quais as suas características? onde será localizada a empresa?
3. Quais os produtos ou serviços serão vendidos ou prestados pelo meu negócio?
4. Por que estou começando um negócio?
5. Qual o mercado, localização e público alvo (clientes) estou mirando? estão bem identificados e dimensionados?
6. Quais são os meus concorrentes? Quem?
7. Quais são os diferenciais do meu negócio, produto/serviço diante da concorrência?
8. Quanto tempo demorará para que  meus produtos / serviços estejam  disponíveis?
9. Quanto dinheiro eu preciso para concretizar meu negócio? Que lucro espero obter?
10. Quanto tempo terei que financiar a empresa até esta comece a dar lucros? em quanto tempo espero que o meu capital retorne?
11. será que eu precisarei obter um empréstimo?
12. meu produto ou serviço é competitivo? é sustentável?
13. como o meu negócio irá ao mercado?
14. Que tipo de empresa vou constituir e como será formatada e organizada? Quais os aspectos jurídicos terão de cuidar (contrato social, registros, alvarás, licenças, obrigações trabalhistas, tributárias, enquadramento no simPes nacional, etc)
15. como o meu negócio será gerido?
16. Que indicadores possuo da sua viabilidade (lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento, ponto de equilíbrio, etc)?
17. Quantos funcionários que preciso para iniciar? escolhi bem os colaboradores? a equipe possui habilidade para executar o que estou propondo?
18. Que tipos de fornecedores que eu preciso contatar?
19. Que tipo de segurança eu preciso para investir?
20.  o que eu preciso fazer para garantir que eu estou pagando meus impostos corretamente?
 
Evidente que não se trata de um roteiro taxativo,  mas,  essencialmente, de uma simples ferramenta para orientá-lo no seu processo decisório.  o que recomendamos é você se capacitar para o negócio.  procure auxílio ou orientação profissional,  se necessário.
visite os portais na internet da fecomércio minas, do seBrae-mg e outros,  para oBter informações soBre Boas práticas gerenciais que norteiam a condução de um empreendimento e uma série de outras informações relevantes. informe-se o mais possível soBre as diversas nuanças e especificidades do seu empreendimento,  invista na elaBoração prévia de um plano de negócios, cujos modelos Básicos são disponiBilizados por esses órgãos, que lhe permita avaliar o empreendimento de uma maneira mais ampla, conferindo um maior grau de segurança nas suas decisões.


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