10 Dicas de Sobrevivência...

Um portal Smallbusiness, orientado para os pequenos negócios na Inglaterra esclarece que naquele país, a exemplo do que ocorre no Brasil, existe um elevado percentual de pequenos negócios que sucumbem já nos dois primeiros anos de atividade devido a falhas que poderiam ser evitadas. 

O site lista uma série de conselhos úteis para que os empreendedores iniciantes não se incorporem a essas estatísticas.

No Brasil, o índice de micro e pequenas empresas que não conseguem sobreviver nos primeiros anos de vida vêm diminuindo ano a ano. 

Isso se deve em muito, ao esforço conjugado de governo e entidades representativas, no sentido de melhorar o ambiente de negócios e favorecer o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas(MPE´s). 

Ainda assim, segundo dados do SEBRAE, 31% não conseguem sobreviver além do primeiro ano; 37% não chegam ao segundo, 49% fecham suas portas no terceiro ano, 53% não conseguem ultrapassar quatro anos e somente 40% consegue continuar ativas após um qüinqüênio.

Adiante dez dicas que podem ser muito importantes para a sobrevivência do seu negócio.

1)Uma idéia de negócio só é realmente boa se há clientes que querem comprar seu produto ou serviço agora. Sem isto você pode não estar diante de uma oportunidade de negócio viável. Estude e analise bem os mercados almejados;

2)Só avance se você estiver convencido da viabilidade financeira do seu produto/serviço e se estiver preparado para se comprometer totalmente um sucesso. Ser competitivo está relacionado ao próprio êxito do emprendimento;

3)Entre no mercado somente após você ou sua equipe adquirir uma boa experiência e conhecimento das suas questões-chave. Por exemplo: como obter clientes, estratégias de preços, custos típicos, etc;

4)Tenha o capital necessário e se possível alguma reserva para contigências. Planeje com antecedência, e por cautela, tenha em mente como levantar fundos adicionais rapidamente se necessário;

5)Nunca se esqueça de seus clientes. Verifique continuamente o atendimento. Assegure que os produtos/ serviços o atendem; se não ultrapassam os requisitos dos clientes e se possuem diferenciais em relação à concorrência. Pergunte a si mesmo todos os dias, quem são os seus clientes? O que eles querem? Por que eles compram de você? Nunca seja dependente demais de um único cliente ou fornecedor;

6)Procure conhecer e estudar ao máximo o seu negócio e as técnicas de gestão. Pesquise e amplie os seus conhecimentos e contatos, procure garimpar oportunidades. Fique atento aos custos;

7)Tenha planos para emergência e eliminação de eventuais riscos que possam comprometer a continuidade do seu negócio como: atrasos de fornecedores, e situações envolvendo pedidos de clientes, recrutamento de pessoal, necessidade de obtenção de um empréstimo, etc;

8)Procure aconselhamento ou orientação profissional(seja, financeira, gerencial, jurídico ou outro), sempre que necessário e adequado;

9)Procure formar rapidamente um time com colaboradores certos, comprometidos e motivados;

10)Planeje e organize o seu negócio antes de inicia-lo, e ao fazê-lo, seja realista-evite otimismos demasiados-considere todos os custos incorridos e lembre-se que o negócio precisa ser lucrativo. A falta de planejamento tem sido apontada como a principal causa de fracasso nos negócios.

Fonte: Jornal Fecomércio 


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