7 dicas para economizar energia em sua empresa

Energia elétrica é um custo que pode passar despercebido nas contas de uma empresa. As altas taxas das tarifas de energia são o medo de qualquer instituição no fim do mês.
 
Além disso, isso é um fator que pode alterar todo o planejamento financeiro e estratégico do negócio. Sem falar nas formas em que sua empresa pode deixar de ser competitiva e atrativa no mercado pelos gastos com energia elétrica.
 
Por isso, trazemos 7 dicas de economia de energia em sua empresa. Tudo isso, pensando em contribuir com o seu negócio e em não afetar negativamente as suas contas. Além disso, são ações que também contribuem para o meio ambiente com práticas mais conscientes
 
Atenção ao ar-condicionado
Ter um equipamento de ar-condicionado facilita a vida dos colaboradores de qualquer empresa, não é mesmo? Principalmente quando os locais não possuem muitas janelas ou fontes de circulação de ar natural.
 
No entanto, o que foi pensado para o bem-estar de todos pode se tornar um pesadelo para as contas da empresa. Por exemplo, a utilização dos equipamentos sempre deve ser feita com portas e janelas fechadas. Isso, porque a presença de ar natural aumenta a carga de trabalho para o ar condicionado. Consequentemente, aumenta o seu consumo e a tarifa de energia elétrica de seu negócio.
 
Outro toque importante sobre o uso do ar-condicionado está em sua manutenção. Para o bom funcionamento dos aparelhos, é recomendada a manutenção preventiva a cada 6 meses de uso. O serviço ajuda para a limpeza interna e também para a verificação de possíveis condições de mau-funcionamento do ar condicionado.
 
Faça manutenções regulares de energia
Não são somente os aparelhos elétricos que precisam de observação constante. Sua própria rede elétrica também necessita de atenção. Ser pego com problemas na rede elétrica em sua empresa pode te custar caro. Além da dor de cabeça em resolver a situação, os gastos com os reparos não planejados podem alterar o seu orçamento. Assim, complicar seu planejamento mensal e anual.
 
Pensando nisso, uma ótima opção é sempre separar uma parte de seu orçamento para realizar pequenas manutenções preventivas. Com este planejamento, a possibilidade de problemas e imprevistos é menor. Além disso, é maior a garantia que não ficará sem a presença de energia elétrica no cotidiano de sua empresa.
 
Pequenos cuidados também fazem a diferença
Atualmente, muito tem se falado sobre consumo consciente de energia elétrica. Para contribuir com essa forma de utilização, pequenas mudanças de hábitos podem ser fundamentais no momento de finalizar a conta de seu negócio.
 
Para isso, as práticas de consumo consciente podem ser realizadas no dia-a-dia, sem interferir ou prejudicar o trabalho dos colaboradores. Um bom exemplo é a conscientização sobre luzes e aparelhos utilizados quando não há pessoas no ambiente.
 
Neste caso, até os aparelhos de ar-condicionado e os ventiladores dos ambientes podem ser incluídos.
 
Novos equipamentos = menos consumo
A grande maioria dos aparelhos eletrônicos antigos possuem um consumo de energia elevado. Isso, pois sua eficiência e desempenho são menores em comparação com novos modelos existentes no mercado.
 
Por isso, em algumas situações, vale a pena investir na troca por aparelhos novos, que tenham consumo de energia reduzido. Para isso, basta prestar atenção na ENCE, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Este selo, medido com as letras do alfabeto, sendo a letra A os produtos com mais eficiência energética.
 
Com isso, você não perde a eficiência do equipamento e ainda contribui para ter uma tarifa menor de energia para seu negócio.
 
Use a tecnologia a seu favor
Outra dica muito válida sobre mudanças no consumo de energia elétrica de seu negócio são as automatizações. Apesar da palavrinha difícil, não é nada mais do que tornar as atividades automáticas em sua empresa, como os acendedores por sensor de movimento.
 
Com isso, as luzes de alguns ambientes só são acesas quando há a presença de pessoas. Em outros momentos, a luz se apaga sozinha e ajuda muito em situações em que esquecemos de apagar o interruptor.
 
Procure por consultores energéticos
Há empresas especializadas que cuidam do gerenciamento de energia de deu negócio. Com elas, é possível entender melhor os pontos em que necessitam de maior apoio no cotidiano de seu estabelecimento. Além disso, consultores oferecem dicas personalizadas de como diminuir a tarifa e o próprio consumo de sua empresa.
 
Recorra a parceiros para economizar energia
Atualmente, é possível encontrar o apoio de empresas parceiras para diminuir a tarifa de energia de seu negócio. Com este suporte, são oferecidos descontos e economia no consumo de energia de sua empresa.
 
E este é um dos caminhos que a FCDL-MG propõe em nossa rede de produtos. Junto com a parceira Woltz, as empresas associadas a sua CDL podem contar com descontos de economia de energia, sem a necessidade de obras ou instalação de painéis. Além disso, a adesão com a Woltz acontece de maneira 100% digital, o que facilita muito a vida de todo mundo!


Voltar

Navegação