Empresários unaienses do setor de veículos têm demandas atendidas

Foi realizada nesta terça-feira, 2 de março, na sede da Delegacia de Polícia Civil de Unaí, uma nova reunião com representantes de concessionárias de veículos, em continuidade às negociações visando uma maior agilidade em relação à emissão e transferência de documentos e à vistoria de veículos automotores no município.
Segundo o delegado-chefe do 16º Departamento de Polícia Civil de Unaí, Otávio Miari Branquinho, que havia solicitado um prazo de 15 dias para analisar o caso e tomar as providências necessárias, referente ao volume acumulado de veículos a serem vistoriados, “todas foram realizadas, e os documentos foram emitidos em um prazo aproximado de 15 dias”. 
Durante o encontro, ficou decidido que, durante todo o mês de março, haverá disponibilidade de 100 vistorias às segundas e quintas-feiras das semanas correntes para que atendam toda a demanda do munícipio, evitando, dessa forma, o acúmulo de vistorias.
O tempo estimado para a realização de uma vistoria, que era superior a 30 dias (agendamento), hoje, esse prazo foi reduzido e as vistorias estão sendo disponibilizadas no Portal com prazo estimado entre dois e 14 dias.
 
Quanto ao volume de documentos represados (pendentes de serem emitidos), que somavam 289, hoje há apenas 29 processos pendentes (irregulares) por motivos diversos, como a falta de formalização correta por parte do requerente, por não anexar os documentos, ou até mesmo taxas que foram pagas para realização dos serviços, porém, não houve a baixa no portal do Detran, devido a falhas na comunicação bancária. Com isso, o Sistema não prossegue com o procedimento operacional para a finalização do processo ou emissão do documento. Foi identificado que quando as taxas são pagas nas agências bancárias (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e também nas casas lotéricas, há um êxito de 100% nas formalizações dos processos.
 
Outro gargalo observado no munícipio de Unaí era devido às paralisações nos Detrans de Goiás e do Distrito Federal, ocasionando uma demanda muito alta por transferências de veículos dessas regiões no munícipio de Unaí. 
Providências - O delegado regional, João Henrique, que também participou da reunião, se dispôs a receber os processos mediante requerimento, com as informações sobre o motivo da urgência. Assim, irá despachar de imediato, para a emissão dos documentos.
Além disso, prefeito em exercício, Waldir Novais, cedeu um servidor municipal para auxiliar no atendimento ao público no Departamento de Polícia e garantir maior agilidade à emissão de documentos.
 
 
 
 
Serão também disponibilizados dois vistoriadores para que toda a demanda de vistorias seja atendida em uma janela de no máximo dez dias. Em alguns casos serão disponibilizadas vistorias em até 2 a 3 dias úteis.
Segundo o diretor comercial da ACE/CDL, Kléber Alvim Maciel, todos os processos estão sendo acompanhados de perto para que haja uma melhor performance no volume de emissões de documentos. “As autoridades presentes garantiram que, em curto prazo, toda a população, empresas e despachantes serão atendidos em uma janela de no máximo dez dias”, afirma.
“Dez dias para atendimento do processo completo: vistoria e a emissão do documento a ser entregue para o requerente”, acrescenta.
 
Participaram também da reunião os representantes das Agências de Automóveis, Christian Sérgio do Couto (Pollo Veículos) e Luciano Cunha (Foco Veículos). 
Vale destacar que a Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) intermediaram as negociações na busca por soluções visando minimizar os impactos na sociedade e principalmente no setor de concessionárias.


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