Minas é o segundo do País em formalização

No Estado, número de novos registros de MEIs continua em alta, chegando a 50 mil somente em abril

Ana Amélia Hamdan

Importante alternativa para pessoas que buscam uma fonte de renda devido aos efeitos da crise econômica, os microempreendedores individuais (MEIs) apresentaram seguidos aumentos de registros. Mas, neste primeiro quadrimestre de 2018, os números recuaram.

Em Minas, no final do ano passado, eram 852.339 registros, número que em abril chegou a 787.612. Analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), Breno Fernandes de Oliveira informou que isso ocorreu porque a Receita Federal fez uma espécie de pente-fino no sistema, no início deste ano, cancelando o registro dos microempreendedores que não pagaram seus impostos nos últimos três anos.

Em Minas, foram mais de 100 mil registros excluídos. O impacto só não foi maior porque o número de novos registros continua alto: de janeiro a abril, cerca de 50 mil empreendedores se formalizaram em Minas. Com isso, o Estado alcançou a segunda colocação do País em número de MEIs, ultrapassando o Rio de Janeiro. Atualmente, as cidades mineiras concentram 12% de todas as MEIs do País. O estado campeão é São Paulo.

O fato de Minas ter ficado à frente do Rio de Janeiro está ligado também à crise acentuada que vem passando o estado vizinho, que está sob intervenção federal. “O número de cancelamentos de MEIs no Rio foi quase o dobro do de Minas devido à situação financeira complicada do Estado”, disse Oliveira.

Segundo Oliveira, o alto índice de empresas que não pagaram os impostos está ligado principalmente a dois fatores. Um deles é que muita gente faz o registro para conseguir o benefício previdenciário, mas não está em atividade. Muitas dessas pessoas começam a pagar os impostos para ter o direito, mas acabam deixando de lado.

Também foi identificada a dificuldade que alguns MEIs têm para emissão da guia de recolhimento. Para evitar esse problema, o Sebrae trabalha com capacitação dos empreendedores.

Uma dessas iniciativas para orientação dos empresários é a Semana do MEI, que acontece de 14 a 19 de maio. A programação conta com mais de 650 capacitações online e presenciais gratuitas aos empreendedores de 170 cidades mineiras. As inscrições devem ser feitas pelo site www.semanadomeimg.com.br.

Regiões - Oliveira reforça que Minas vem mantendo alto índice de novos registros de MEIs mesmo com a economia ainda em recuperação. De acordo com balanço do Sebrae, no Estado, as regionais que mais concentram MEIs são a Centro (284.427), Zona da Mata/Vertentes (98.884) e Sul (92.313). Juntas, elas respondem por 60% dos formalizados do Estado.

As 10 cidades com maior número de microempreendedores são Belo Horizonte (133.621), Contagem (30.971), Uberlândia (29.370), Juiz de Fora (23.508), Betim (18.156), Montes Claros (14.525), Divinópolis (13.479), Ipatinga (12.099) e Governador Valadares (11.777) e Ribeirão das Neves (11.768). O levantamento mostra que cerca de 580 mil empreendedores mineiros são dos setores de comércio e serviços. As principais atividades são salões de beleza e lojas de roupas.

Fonte: Jornal Diário do Comércio


Voltar

Navegação