Workshop Visão Estratégica

 

Workshop destaca as características e tendências do comércio de Unaí e a importância do planejamento estratégico para o sucesso nos negócios

Evento promovido pela ACE/CDL Unaí contou com a presença de diversos empresários do setor lojista

 

Empresários e representantes do setor do comércio de Unaí participaram nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, do Workshop Visão Estratégica – Experiências e Diretrizes para uma Gestão Empresarial Consciente, promovido pela Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas – ACE/CDL Unaí.

Temas de grande relevância para o comércio foram abordados durante o encontro, como a segurança pública; os desafios e anseios da administração no comércio de Unaí; as características econômicas do município; o comércio varejista; e as experiências e diretrizes para uma gestão empresarial consciente.

Proferiram palestras a presidente da ACE/CDL Unaí, Eliana Oliveira Zica Pereira, a analista técnica do Sebrae, Jéssica Viana, o consultor do Sebrae, Gilmar Claret, e o Tenente Renan Amâncio da Silva Rodrigues, da Polícia Militar de Unaí.

A abertura do Workshop foi marcada pela exibição de um vídeo institucional que apresentou o município de Unaí, bem como o surgimento do comércio na cidade e a criação da Associação Comercial e Empresarial.

A presidente da Associação, Eliana Zica, destacou no painel “Os desafios e anseios da administração no comércio de Unaí” as necessidades de conhecer primeiramente o comércio local, fator essencial que irá nortear suas ações e sua gestão. Para isso, a presidente idealizou e realizou, além do workshop, um importante projeto denominado “Setorização comercial e empresarial de Unaí”, uma setorização geográfica, dividida em 16 áreas, que tem como objetivo conhecer as necessidades do comércio e, com isso, adotar medidas e ações que vão ao encontro dos anseios e das necessidades dos empresários. Durante a realização do projeto, Eliana visitou algumas empresas e percebeu uma característica importante: o perfil dos empreendedores, que são em sua maioria jovens que entram no mercado por meio do empreendedorismo ou por meio de sucessão familiar.

A presidente da ACE/CDL também ressaltou a necessidade do planejamento estratégico. “Para uma gestão consciente e eficaz é importante o planejamento estratégico, além das parcerias e a contribuição de todos”, afirma.

A ação participativa é uma das características de sua administração e uma estratégia importante para o sucesso da gestão. “Quero e preciso da ajuda de todos os comerciantes, quero todo mundo comigo, minhas ações só terão sucesso com a ajuda e a participação de todos”, conclui Eliana.

Segurança pública

A questão da segurança pública foi discutida também durante o Workshop. O representante da Polícia Militar, Tenente Renan Rodrigues, destacou a necessidade de uma maior aproximação e parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para resolver problemas ligados a crimes, drogas, etc. O Tenente frisou ainda que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. “É dessa participação que a gente precisa. É despertar no cidadão a responsabilidade que todo mundo tem. A polícia militar e a sociedade devem trabalhar juntas”, afirmou. O policial falou ainda sobre o projeto Rede de Comerciantes Protegidos, que tem como objetivo principal formar um conjunto de comerciantes organizados para executarem ações sistêmicas com a finalidade de coibir a ação de criminosos.

No painel referente aos números do município de Unaí, a analista técnica do Sebrae, Jéssica Viana, apresentou dados importantes referentes ao empreendedorismo. Segundo ela, há no município 5.482 CNPJs, sendo que 46% correspondem a microempreendedores individuais e 51% a microempresas. As principais atividades são em primeiro lugar o comércio de artigos de vestuário e acessórios, seguido de cabeleireiros; mercadorias em geral (alimentício); lanchonetes, casas de chá, sucos e similares; e peças e acessórios para veículos automotores.  A analista também apresentou dados referentes à faixa etária e discutiu sobre o desenvolvimento econômico local, cuja dinâmica passa pela compreensão da realidade territorial em cinco dimensões: o capital empreendedor, o tecido empresarial, a governança para o desenvolvimento, a organização produtiva e a inserção competitiva.

Comércio varejista

No painel “O Comércio varejista”, o consultor do Sebrae, Gilmar Claret, citou algumas premissas importantes no âmbito do empreendedorismo, como a resolução de problemas para em seguida poder avançar. “Outra premissa importante é que não adianta ter um bom ponto, boa vitrine, bom preço e bom produto se não tiver cliente. O consumidor é fundamental”, afirma o consultor.Segundo Claret, a sustentabilidade também é fator essencial no ambiente organizacional, mais especificamente a sustentabilidade financeira, social e ecológica. Uma empresa responsável socialmente, que adota cuidados com os funcionários e um maior envolvimento com a comunidade, cria empatia e melhora a imagem perante a sociedade. Esse marketing social agrega valor às empresas.

De acordo com o representante do Sebrae, o cliente quer consumir com segurança, quer acessibilidade, conforto, lazer e conveniência. Quanto às estratégias, é preciso pensar, planejar e avaliar as tendências - o que já aconteceu, está acontecendo e tem grande propabilidade de acontecer no futuro, a exemplo a tecnologia. Outra questão importante é a realidade. “É preciso que o líder saiba da realidade em que ele vive e ver tudo com um olhar estratégico”, ressalta.

O consultor também apontou as tendências para o setor do comércio, como o avanço do consumo de produtos recliclados ou usados; o avanço de consumidores com mais de 60 anos; o avanço do mercado infantil; o mercado de nicho (o varejo especializado), além do bom atendimento.

Além de palestras e debates, o evento também contou com dinâmicas de grupo visando conhecer os clientes, suas preferências e seu perfil para então adotar ações eficazes. Por meio das dinâmicas também foi possível levantar as demandas dos comerciantes e as sugestões para o setor contribuindo dessa forma para que a Associação tenha um maior conhecimento das reais necessidades do comércio local para então adotar medidas e ações adequadas e eficazes. “A partir de agora tenho em mãos um material muito valioso para trabalhar, com isso a possibilidade de erros é menor. Dessa forma, é importante conhecer as  falhas para se trabalhar e agir sobre elas”, enfatiza a presidente da ACE/CDL Unaí. Durante o encerramento, Eliana Zica fez um convite aos comerciantes que ainda não se associaram. “Estarei sempre à disposição de vocês. Quero convidar os associados em potencial para nos integrar. Estamos respresentando vocês, pois se existe um dono na Associação, são vocês. Estou aqui me comprometendo a dar o melhor de mim, assim como toda a diretoria”, finaliza.

O workshop foi realizado no Hotel Fazenda Curva do Rio e contou com o apoio do Sebrae e o patrocínio de várias empresas.


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