DEZ TENDÊNCIAS NO AMBIENTE DE REDES SOCIAIS

Muitas novas redes sociais vêm surgindo e nos deixando curiosos sobre seu potencial e o quanto podem engajar os usuários. Orkut Buyukkokten, que há treze anos fundou a maior rede social do mundo, o Orkut, e agora está à frente do app Hello, uma rede social que aproxima as pessoas por seus interesses, lista os dez pontos que considera cruciais para o sucesso no ambiente de redes sociais.
 
1. Conheça seu poder e suas fraquezas 
A maioria dos serviços de mídia social mede o sucesso pela quantidade de usuários que possuem ou pela quantidade de tempo gasto pelos usuários em seus serviços. Eu acredito que essa é uma fraqueza. As redes sociais devem nos unir, não nos fazem gastar mais tempo usando nossos dispositivos. E apesar das redes sociais terem mudado a forma como acessamos a internet de maneira positiva (por exemplo, nos oferecendo informações que nunca pensamos antes explorar), o serviço ainda não foi otimizado para nos ajudar a nos aproximar realmente de forma significativa, mesmo com o tempo todo que estamos passando online.
 
2. Esteja preparado - evolução e mudanças são inevitáveis
Eu acredito que o Orkut ajudou o mundo a se tornar um lugar melhor, conectando-nos uns aos outros e aproximando-nos. O ambiente virtual social evoluiu tremendamente desde que o Orkut foi lançado, em 2004. O Orkut foi construído para desktops e navegadores, pensado para uma geração diferente. A nova geração cresceu com redes sociais, principalmente consumidas em smartphones. Eu vejo a Hello como um sucessor espiritual do Orkut e uma continuação da evolução das redes sociais.
 
3. Paixões e interesses são o que nos conectam 
As tecnologias devem nos aproximar - criando conexões que fortalecem nossas amizades e nos ajudam a conhecer pessoas incríveis que compartilham algo em comum conosco. O ambiente social deve nos fazer descer e deixar inspirados para explorar o mundo a partir do que nos apaixona. Eu sabia que as redes sociais precisavam de uma mudança, por isso quis lançar a Hello.
 
4. Sempre focar no comportamento do consumidor 
Eu acredito que é muito importante manter-se atualizado sobre o comportamento do consumidor, tendências geracionais e tecnologia. A inovação é um aspecto fundamental para manter um produto relevante e competitivo. O Orkut foi construído em uma era diferente, em que as pessoas adoravam redes sociais em seus desktops e navegadores. Nós construímos a Hello em uma plataforma móvel que reflete a mudança que vivemos sobre onde e como as pessoas acessam seus dados.
 
5. Nova mudança deve acontecer em breve 
As redes sociais mudaram a maneira como compartilhamos, interagimos e nos comunicamos com nossos amigos, colegas de família e desconhecidos. Hoje, a maior parte do tempo que temos fora do trabalho, passamos em aplicativos de redes sociais. A maioria de nós tem smartphones, está online o tempo todo e interagindo com amigos em várias redes sociais. Agora, com o vídeo e a transmissão ao vivo tornando-se ainda mais populares, estamos começando a ver outra mudança na forma como as redes sociais mudaram a maneira como usamos a internet.
 
6. Gigantes e start ups podem coexistir 
Google, Facebook e Amazon têm uma enorme base de usuários e oferecem ótimos benefícios para seus consumidores. Para os recém-chegados que possuem produtos similares, é mais difícil competir com essas empresas. No entanto, existem muitos mercados, necessidades e serviços que não são abordados, o que traz uma grande oportunidade para startups. O tempo todo vemos pequenas e emergentes empresas crescendo.
 
7. A inteligência artificial é uma ferramenta para uma vida melhor 
A aprendizagem de máquinas e a inteligência artificial permitiram muitos avanços na segurança de dados, detecção de fraude, processamento de linguagem natural, cuidados de saúde e até mesmo para termos carros inteligentes. Com o avanço da tecnologia, a realidade virtual se tornou acessível às massas. Eu vejo isso como um novo meio, a maneira como fomos apresentados ao rádio, walkmans, TVs e smartphones. A IA pode proporcionar uma experiência imersiva em que podemos visualizar e interagir com pessoas e ambientes de uma maneira completamente nova e realista. É um meio revolucionário que alcança muitas indústrias, incluindo jogos, saúde, educação e entretenimento.
 
8. Humanos e algoritmos devem trabalhar no mercado juntos para evitar propagandas falsas 
As notícias falsas se espalham rapidamente por conta de pessoas que desejam ser as primeiras a compartilhar informações, em busca de obter mais cliques, likes e seguidores. Se as conexões sociais fossem mais autênticas e não conduzidas por métricas de vaidade, isso também amenizaria essa questão. Os algoritmos gerados por computador são menos capazes de distinguir o que é real e o que é falso se comparado aos humanos. Entretanto, apenas com interação humana não é possível ter uma solução escalável para lidar com problemas como a propagação de notícias falsas. Eu acredito que a melhor abordagem é uma combinação de humanos e algoritmos de computador.
 
9. Ambientes virtuais devem estar livres de haters 
Eu acho muito importante promover uma comunidade que tenha bons valores. Isso inclui auto-expressão, autenticidade, compaixão e amor. Além dos valores da comunidade, também é necessário que as redes ofereçam ferramentas para que seus consumidores lidem com conteúdos ou indivíduos indesejados. É um equilíbrio delicado esse de permitir liberdade de expressão, mas também permitir aos membros da comunidade a capacidade de adaptar seu ambiente de rede social.
 
10. Uma missão clara e forte deve ser definida 
A Hello é uma plataforma única, com um propósito fundamentalmente diferente. Sua missão é não apenas conectar pessoas que já se conhecem, mas também facilitar a construção de novas conexões, por meio de interesses comuns. A maneira mais natural para nos conectamos em nossas vidas é compartilhando o que temos em comum. Na Hello, usamos essa lógica para ajudar a apresentar os membros uns aos outros. Fonte: Administradores


Voltar

Navegação