EM MINAS, 71% DOS PEQUENOS EMPRESÁRIOS VIVEM DE SEUS NEGÓCIOS

A pesquisa Perfil das Microempresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porte (EPP), divulgada recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que 71% dos empresários mineiros têm seu negócio como única fonte de renda. A renda familiar mensal média desses empresários é de R$ 7.754.
Ainda segundo o levantamento, a maior parte – 62% – possui ensino médio ou superior completo. Entre as principais dificuldades encontradas no dia a dia dos negócios estão conquistar clientes e vender mais, problemas citados por 25% dos entrevistados; além disso, entender e cumprir as obrigações legais (20%). Mas, apesar dos entraves, o setor está otimista, conforme verificado na pesquisa: 68% dos empresários acreditam que vão aumentar o porte da empresa nos próximos anos.
 
14 anos de mercado
A maioria dos pequenos negócios de Minas, 86%, estão operando normalmente. O índice é pouco superior ao do país, que ficou em 84%. O tempo de atuação no mercado de 44% dos pequenos empreendimentos do Estado é de 14 anos. Os entrevistados responderam que, antes de se formalizarem, trabalharam, em média, dez anos na informalidade.
Em Minas, os empresários que encerraram as atividades citaram como principais motivos o fato de o negócio não dar lucro, mas, sim, prejuízo (38%); não ter clientes (24%) e o excesso de burocracia e impostos (10%). Os principais motivos para empreender são conhecimento na área (44%), vontade de abrir um negócio (22%), oportunidade de negócio (23%) e necessidade de aumentar a renda (9%).
A maioria dos empreendedores – 51% –, antes de abrirem o próprio negócio tinham trabalho com carteira assinada. Outros 12% trabalhavam sem carteira assinada e 10% eram empreendedores informais.
De acordo com a pesquisa do Sebrae, 78% dos empreendedores consideram que a abertura da empresa possibilitou maior ganho financeiro. Além disso, 61% dos entrevistados consideram que a formalização tenha agregado melhores condições de compra.


Voltar

Navegação