Sem medo de inovar

Princípio é fundamental nos tempos de crise. Empresário mineiro buscou solução de compartilhamento para seu negócio de aluguel de carros. Carolina Laert
 
Ninguém tem dúvidas de que viver em um país em um cenário econômico incerto é fácil. O atual momento macroeconômico e político pelo qual o Brasil passa gera medo e dúvidas, principalmente na hora de investir. Desemprego em alta, inflação e consumo reduzido são desafios diários na vida de empreendedores e empresários.
 
Mas, pensando na máxima “o ataque é a melhor defesa”, o empresário que enxerga mudanças na forma de consumir e no cenário econômico vê também o quão necessária é a mudança de atitudes para continuar a crescer. Muitas vezes, o momento de crise é o melhor para pensar em inovar. O mineiro Lucas Pitta, proprietário da empresa Target, afirma que a inovação traçou outros e novos rumos para seu negócio.
 
Desde 2012, Pitta possui uma locadora de veículos em Belo Horizonte. Com a concorrência cada vez mais acirrada, o empreendedor questionava-se de que forma poderia crescer dentro dos valores em que acreditava: a cultura do compartilhamento.
 
“Quando adquiri a Target e me tornei gestor, tinha dúvidas de como eu iria crescer e me manter no mercado. Além disso, eu queria fazer um negócio que caminhasse com meus valores. Acredito na cultura do compartilhamento, de um ajudar o outro. Vejo que, dessa forma, as coisas tornam-se mais fáceis. Eu realmente estava inquieto. Então, fiz treinamentos, uni-me mais às pessoas que tinham interesses semelhantes aos meus e, assim, as ideias foram surgindo e o velho clichê ‘fora da caixinha’ aconteceu”, diz ele, que também é diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte e coordenador estadual da CDL Jovem em Minas Gerais.
 
Depois de pesquisar o mercado, fazer novos contatos, participar de eventos ligados à tecnologia, Pitta resolveu, há dois anos, criar a Target Share. A empresa, ou melhor, a start-up, como a define, foi lançada no fim de março. É uma locadora de carros on-line, em que todos os carros estão estacionados em ambientes parceiros, espaços compartilhados.
 
 
 
Mobilidade urbana e carros compartilhados
 
O aluguel de carros por aplicativo é uma novidade que começa a chegar às cidades brasileiras. São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte já oferecem esse tipo de serviço. O modelo de contrato é menos burocrático e o usuário paga apenas pelo que utilizar. Os carros ficam distribuídos em diferentes pontos da cidade, para onde o usuário deve se locomover com as informações que recebe pelo aplicativo.
 
“A Target Share existe porque buscamos inovação e parceiros. Por dois anos, desenvolvemos um aplicativo que fosse capaz de oferecer ao cliente a independência na hora de alugar um carro, sem precisar se deslocar até uma locadora. Está tudo no aplicativo. O cliente vai até um local em que esteja um dos carros de nossa frota e, no próprio aplicativo, abre a porta do automóvel, com a chave já dentro dele. É só ligar e partir”, explica Pitta.
 
Outro detalhe que o empresário aponta é que os carros estão estacionados em locais diferentes de Belo Horizonte, mas todos em pontos de parceiros da Target Share. “Nosso desafio, agora, é conquistar mais parceiros, compartilhar mais nossa ideia e propósito. Além disso, quero me aproximar mais ainda dos varejistas, que são do meu setor”. O aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para iPhone, mas logo deverá chegar a outros sistemas.
 
 
 
Veja algumas dicas do empreendedor para quem quer inovar e garantir vida longa ao negócio:
 
– Compartilhe ideias.
 
– Junte-se a pessoas com interesses parecidos com os seus.
 
– Siga seu feeling (intuição), todo empreendedor tem o seu.
 
– Arrisque-se.


Voltar

Navegação